25 agosto 2012

CADA VEZ MAIS ESTRESSADOS


BR 116 cada vez mais caótica
Prá quem se utiliza de carro para se locomover, está cada dia mais difícil transitar pelas nossas estradas da periferia da capital. E é comum observar a irritação da grande maioria de nossos condutores e condutoras. Aliás, bem que o DETRAN poderia inserir no currículo dos CFCs um conteúdo de "Psicologia e Ética", como temos nos cursos técnicos. Ou talvez, poderia ser "Boas Maneiras", porque o que se tem visto no trânsito é lastimável. Foi-se o tempo em que se dizia que as mulheres eram mais seguras dirigindo e tinham comportamento exemplar. Pois hoje, basta observar o quanto isso mudou. É um "Salve-se quem puder!". E aqui não há qualquer expressão de "preconceito" na questão de gênero; é uma constatação! Homens e mulheres disputam cada milímetro da pista e do acostamento, trocando "elogios" e outros palavrões impublicáveis.  

Com relação aos horários de congestionamento, tempos atrás alguém se arriscava a afirmar que isso acontecia por causa dos momentos de “pico”, ou de “pique”, como queiram. Mas na situação atual, não há mais qualquer momento. Todos os dias, todas as horas, o trânsito na grande Porto Alegre está um caos.

A cada semestre observo que para chegar nas escolas onde dou aulas, tenho de sair cada vez mais cedo. Moro em Canoas, e quando meu destino é a capital, dependendo do horário tenho de me antecipar em uma hora. E tem dias que apesar desta antecipação, o tempo é insuficiente para cumprir o horário.

Mas aonde vamos chegar com todo este imbróglio de automóveis e a falta de alternativas? Na verdade, durante muitos anos a BR-116, uma das mais movimentadas, deixou de receber atenção no tocante à infraestrutura. Agora entra em colapso, e somente na conclusão da Rodovia do Parque, que vai ligar a FreeWay até Sapucaia do Sul, passando pela Tabaí, poderá ter uma redução de movimento e aliviar a pressão que sofre. Mas sabe-se que esta rodovia tem promessa de terminar em 2013. Enquanto isso, vou me munir de muitos CDs, algumas bolachinhas e uma enorme dose de paciência.
Rodovia do Parque: previsão para 2013

Já estou imaginando como serão os próximos feriados. A julgar pelas ultimas datas importantes, o caos irá se repetir tanto na ida quanto na volta. Chego à conclusão que a melhor alternativa é curtir o aconchego do lar, com a família, um churrasquinho e a conversa pra jogar fora. Muito mais saudável do que aquele incômodo das filas de automóveis e do estresse de arriar as malas num final de domingo cansativo. E ninguém vai me convencer de que o que vale é o descanso mental. Ah! Pára né? Não vai me dizer que depois de alguns quilômetros rodados e, ao final, uma enorme fila de carros se revezando nas ultrapassagens, sem contar aqueles “espertinhos” que se arrojam pelo acostamento sem qualquer receio de punição, deixando-nos ali estáticos com cara de “babaca”, você se considera descansado e pronto pra uma segunda-feira promissora?
Chimarrão na Redenção

Pois descansado estou eu, que curti o sábado e domingo num sofá confortável, coloquei em dia a conversa com a minha família, lustrei alguns sapatos que já estavam com cara de “sexta-feira santa”, li muitas páginas daquele livro que me pedia atenção há semanas ali na cabeceira e, ainda por cima, pude sentar na grama da Redenção para tomar um chimarrão e olhar os primeiros “brotos” das árvores.   
Por isso tudo, vai aqui esta sugestão para o próximo feriado. Você vai ganhar em qualidade de vida e economizar dinheiro para as férias do fim do ano. Aliás, com relação às férias, também cabe um pouco de planejamento, pois cada vez mais estamos passando grande parte delas na estrada. E retornando totalmente estressados para começar uma nova semana. Não concordam?

2 comentários:

Attico CHASSOT disse...

Meu caro Jairo,
primeiro dizer que fiquei orgulhoso em comentares o meu blogue de hoje. Concordo que nossa parceria intelectual tem catalisado co-produções.
Mas, aqui mais do que falar em estresse no trânsito, quero jubilar o feliz paraninfo com suas afilhadas e com seu afilhado.
Muito justo esta homenagem.
Parabéns,
attico chassot

Uilson Carvalho. disse...

Estimado prof. Jairo, li o artigo no sábado e já digitei meu comentário aqui 3 vezes desistindo logo em seguida. Porém, acho que agora meu comentário é cabível, descobri do porquê de tanto descontentamento no trânsito brasileiro.


http://www.youtube.com/watch?v=ifp3L0xYmF4&feature=player_embedded#!


Acredito eu, que este vídeo pode até dar assunto para um bom post por aqui né?!

Sem mais meritíssimo.


Uilson Carvalho.