14 abril 2007

GABARITO DA PROVA DE EDUCAÇÃO PARA SAÚDE E SEGURANÇA - TURMA 3J - 13/04/07

Olá Alunos da Turma 3J. Abaixo estou disponibilizando o gabarito da Prova de 13/04.
ATENÇÃO: Na questão 3, quem respondeu a letra "d" será considerado correto também, pois há uma resposta dupla.
PROVA DE EDUCAÇÃO PARA SAÚDE E SEGURANÇA (13/04/07)

Cobrador Pede Indenização

O cobrador da Radial Transportes Coletivos, Antonio Marques de Souza, exigiu uma indenização de 14.500 reais por ter ficado paralítico após levar um tiro durante um assalto no ônibus. Souza foi atingido na espinha e ficou paralisado do pescoço para baixo. Segundo o Sindicato dos Motoristas de São Paulo, a empresa é obrigada a fazer um seguro de vida e acidentes para o funcionário, pois a regra está estabelecida no acordo coletivo da categoria. Porém, Souza não está recebendo nada de seguro, além de passar necessidades com a família. Segundo Gilson Silva de Jesus, diretor do Sindicato, a família não assinou nada e a empresa não apresenta documentos. Por isto, o órgão entrará na Justiça com um pedido de prestação de contas.
Maria Auristênia Salvador Ferreira, gerente de Recursos Humanos da empresa, afirma que a Radial gastou mais do que o valor da indenização com o tratamento do funcionário. Segundo o gerente, o convênio médico não cobre acidente de trabalho e para não deixá-lo sem auxílio, a empresa conseguiu colocá-lo em uma clínica particuar para tratamento. Ela ressalta ainda que a empresa prestou ao funcionário todo o atendimento necessário, além de possuir a documentação que comprova tal atitude. Auristênia não revelou como foi gasto o dinheiro do seguro do funcionário.

Fonte: Revista Proteção – Nov 1998 – Ano XI

1) O acidente de trabalho que vitimou Antonio trouxe-lhe várias dificuldades em relação a aspectos humanos, sociais e econômicos. Quanto à questão dos Acidentes é correto afirmar que: (valor – 1,0 ponto)
I - O conceito de Acidente de Trabalho pode ser descrito de forma mais adequada quando encontramos expressões como ocorrência imprevista e indescritível;
II – Todo Acidente de Trabalho decorre de Atos Inseguros, mas nem sempre de Condições Inseguras;
III – O Acidente de Trabalho pode ocasionar Lesão Corporal ou Perturbação Funcional.

Das expressões podemos considerar incorretas:

a) I e III.
b) II e III.
c) Somente a II.
d) I e II. (RESPOSTA CORRETA)
e) Todas.

2) Segundo a gerente de RH da empresa Radial, houve um grande gasto com o funcionário devido a seu tratamento em uma clínica. Mas não se pode considerar que o problema de Antonio é decorrente de uma Doença do Trabalho ou Profissional. O que se pode afirmar sobre essas duas doenças é que: (valor – 1,0 ponto)
I – A Doença Profissional é aquela adquirida em decorrência do exercício do trabalho, tal como efisema pulmonar ou asma de mineiros;
II – A Doença do Trabalho é aquela decorrente das condições especiais onde o trabalho é realizado, tal como os funcionários que exercem atividade próximo a aparelhos de Raio X;
III – Todo funcionário exposto a ambientes onde há insalubridade possui um tipo de aposentadoria especial.

De acordo com as afirmativas acima, pode-se concluir que:

a) As afirmativas I e II estão incorretas;
b) As afirmativas II e III estão corretas; (RESPOSTA CORRETA)
c) Somente a afirmativa II está correta;
d) Somente a afirmativa III está incorreta;
e) Todas as afirmativas estão corretas.

3) Segundo o Diretor do Sindicato a empresa não apresenta documentos relativos ao acidente de Antonio. Sabe-se que todos os eventos ocorridos dentro da empresa devem ser registrados evitando, dessa maneira, transtornos relativos a pendências judiciais. Na Classificação de Acidentes podemos afirmar que: (valor – 1,0 ponto)
I – Os Incidentes podem também ser considerados de Quase-Acidentes;
II – Os Acidentes com Danos Materiais são aqueles que importam em danos ao patrimônio da empresa;
III – Os Acidentes sem Perda de Tempo são aqueles cuja lesão não impede o funcionário de continuar trabalhando logo após o fato ocorrido;
IV – Os Acidentes com Perda de Tempo são aqueles cuja lesão impede o funcionário de retornar ao trabalho no dia imediato ao da ocorrência.

Dessas afirmativas podemos considerar que:

a) I, II e IV estão corretos; (RESPOSTA CORRETA)
b) I e III estão corretos;
c) I, III e IV estão incorretos;
d) Somente o item III está incorreto;
e) Todos estão corretos.


4) Calcule os índices faltantes da Pirâmide de Bird de uma empresa que teve 6 acidentes em determinado mês do ano. (valor: 2,0 pontos)
Resposta:
CPT = 6
SPT = 60
CDM = 180
INC = 3600

6) A Taxa de Freqüência de uma empresa no mês de abril de 2005 foi de (TF) 387. Sabendo que trabalhou 22 dias (dias trab) com jornada diária de 8 horas (horas trab) e possuía 88 funcionários (nº func), calcule qual o número de acidentes (N) neste mês. (valor: 1,5 pontos)

TF = N x 1.000.000
----------------------- N = 5,99 ou 6,0 acidentes
horas trab x nº func. x dias trab.




7) A fábrica de colchões SONODURO teve um total de 28 dias perdidos (Dp) e 36 debitados (Dd) em agosto de 2004. Sabendo que a Taxa de Gravidade (TG) é de 4.096 e que trabalhou 21 dias (dias trab) de 6 horas diárias (horas trab), calcule o número de funcionários (nº func) da empresa neste mês. (valor: 1,5 pontos)

TG = (Dp + Dd) x 1.000.000 Nº Func = 124
---------------------------
horas trab x nº func. x dias trab.

Nenhum comentário: