09 janeiro 2008

TRABALHO EM ALTURA: PREVENÇÃO DE ACIDENTES POR QUEDAS


Nunca em outros tempos houve uma preocupação com o Trabalho em Altura como atualmente. Estas atividades sempre foram relegadas a segundo plano e a maioria dos profissionais se arriscavam em tarefas perigosas sem a proteção adequada: limpeza de fachadas, conserto de pilastras, manutenção ou limpeza em painéis de publicidade, conserto de para-raios, etc.

A Construção Civil também padeceu por muitos anos destes descuidos com o Trabalho em Altura. Somente nas últimas décadas houve uma evolução nos cuidados com estes trabalhadores.

O material para a observação destes riscos era muito pouco desenvolvido, pois havia muita gente sem capacitação e a parte legal não comparecia quando os acidentes ocorriam, até porque a maioria dos profissionais que atuavam eram pessoas pouco esclarecidas. Por consequencia, não procuravam seus direitos quando acometidos por acidentes. Muitas vezes estes acontecimentos se tornavam em tragédias, com resultados fatais.

Com a introdução do alpinismo industrial no Brasil, esta realidade começou a tomar um ar de profissionalismo, deixando de estar na mão de "curiosos". Por isso, a legislação se desenvolveu e as empresas passaram a tomar mais cuidado com esta tarefa.

Para aqueles alunos que já trabgalham em empresas envolvidas com este tipo de risco e para aqueles que desejam se especializar neste segmento, estou disponibilizando aqui um Manual Excepcional. O nome é "Trabalho em Altura: Prevenção de Acidentes por Quedas". Para acessar basta clicar aqui http://sstmpe.fundacentro.gov.br/Anexo/Manual%20Contra%20Quedas%20Gianfranco.pdf

BOM PROVEITO A TODOS.


Nenhum comentário: