21 março 2008

O NOME MAIS CORRETO É LER OU DORT?

Quem não lembra da célebre cena de Charles Chaplin apertando parafusos em um fábrica repleta de equipamentos pesados e em meio a um turbilhão de exigências de seu poderoso chefe? Talvez isso seja suficiente para imaginar onde surgiram as doenças por esforço repetitivo. A crítica cômica de Chaplin traz reflexões a respeito dos Tempos Modernos, onde o homem muitas vezes pode ser confundido com uma simples etapa do processo. Mas, qual será o nome correto? LER ou DORT?
Dá-se o nome de LER ao conjunto de doencas causadas por esforço repetitivo. A LER envolve tenossinovite, tendinite, bursite e outras doenças. Embora conhecida há mais de 100 anos as LER tornaram-se, a partir da década de 1990, muito freqüentes devido ao advento da informática.

A LER também é conhecida como lesão por trauma cumulativo.Muitos estudiosos e instituições já preferem chamar as LER de DORT- Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho. As LER/DORT podem ser causadas por esforço repetitivo devido a má postura, stress ou trabalho excessivo.

O termo LER refere-se a um conjunto de doenças que atingem principalmente os membros superiores, atacam músculos, nervos e tendões provocando irritações e inflamação dos mesmos. A LER é geralmente causada por movimentos repetidos e contínuos com consequente sobrecarga do sistema músculo-esquelético. Em casos extremos pode causar sérios danos aos tendões, dor e perda de movimentos.

São diversas as doenças ocasionadas pelo esforço repetitivo, e por consequência consideradas LER, a saber as mais comuns são:
1. tenossinovites
2. tendinites
3. epicondilite
4. síndrome do tunel do carpo
5. bursites
6. dedo em gatilho
7. sindrome do desfiladeiro toracico
8. síndrome do pronador redondo
9. mialgias

Fonte: www.areaseg.com

Nenhum comentário: