12 abril 2008

ÍNDIO PUBLICA DEVASTAÇÃO DA AMAZÔNIA NO GOOGLE


O líder da tribo indígena Suruí do estado de Rondônia, Almir Narayamoga, poderá imprimir grande pressão ao governo brasileiro com relação ao desmatamento da Amazônia.
Nem mesmo a a morte da missionária Irmã Doroty foi capaz de reduzir a sanha dos madeireiros e dos agropecuaristas em busca de novas terras para o plantio da monocultura da soja.O ataque aos redutos de madeiras nobres continua acontecendo de forma insana, contando com a ineficiência da fiscalização dos órgãos públicos. O Brasil também já foi denunciado na Organização das Nações Unidas como o país com maior volume de desmatamento dos últimos cinco anos.

Depois de fazer contato com a empresa GOOGLE, solicitando a publicação de fotos por satélite da região onde sua tribo está localizada, e do desmatamento que a cada semana têm preocupado os membros de sua tribo, o cacique Almir obteve a aprovação da empresa. Nos próximos dias o Google Earth, ferramenta especializada na exibição de imagens constantemente atualizadas, estará publicando imagens da devastação da Floresta Amazônica na região onde está localizada a tribo Suruí.

Segundo o Portal do Meio Ambiente:

Em entrevista, a diretora dos programas do Google Earth, Rebecca Moore, disse que ainda neste ano o site terá os mapas, que ficarão disponíveis para qualquer internauta. A iniciativa deve lançar ainda mais pressão sobre o governo, já que qualquer pessoa poderá acompanhar onde a floresta está desaparecendo. Atualmente, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, já publica na internet imagens de satélite de desmatamento na Amazônia. Porém, elas estão “brutas”, o que pode dificultar a visualização e o entendimento pelos leigos. http://www.portaldomeioambiente.org.br/

É preciso realmente reconhecer a grande contribuição que o cacique Almir Narayamoga dá à causa ambiental. Num ato de coragem que talvez muito homem branco jamais tenha se investido, o cacique demonstra todo o amor que possui pela floresta e por seu povo. Quem sabe um dia possamos também nos investir da coragem deste verdadeiro herói nacional.

Nenhum comentário: