30 junho 2008

ANTES DE MAIS NADA, PREVENÇÃO! (Ricardo Rosa)


Depois do texto da aluna Daiane Ramos, publicado no final da semana passada, trago a vocês um texto de outro aluno que esteve à altura em termos de simplicidade e boa elaboração.

O texto do aluno Ricardo Rosa, também da turma 3S1, é um exemplo de abordagem eficiente. Traz ele a questão histórica circundando a proposta de uma visão evolutiva da preocupação com a prevenção de acidentes no Brasil. Vejamos a construção como se deu.

"Quando o Brasil começou a ser palco de uma grande industrialização, na primeira metade do século XX, a preocupação com sergurança nas fábricas não era o quesito número um do processo.

Só em 1978 surgiu a legislação nacional que regulariza a segurança do trabalho. E a preocupação com os acidentes e prevenção começou a se tornar o foco das grandes indústrias.

Muitos acidentes e muitos trabalhadores, ao longo de nossa história de desenvolvimento, não puderam retornar para suas casas. A mortes destes trabalhadores era algo normal dentro das empresas.

Hoje em dia, a nossa função como técnico de segurança do trabalho é prevenir estes acidentes. Nós devemos agir como Anjos da Guarda destes trabahadores; criar um ambiente de trabalho que priorize a prevenção e o bem estar, as necessidades, as habilidades e as limitações dos empregados.

Podemos conseguir isto através de um trabalho preventivo que envolva ergonomia e também cuidado ao indivíduo."

"Ambiente saudável para evitar e prevenir problemas".

A todos alunos que contribuiram na elaboração dos textos sobre prevenção o agradecimento e o incentivo de que continuem exercendo o dom da escrita, para que consigam melhorar seus vocabulários, bem como o poder de argumentação.

Nenhum comentário: