05 junho 2008

TEXTO PUBLICADO

Para quem possui identidade e interesse com as questões ambientais, convido nesta Semana do Meio Ambiente a visitarem a página do Centro Nacional de Educação à Distância, onde foi publicado um texto de minha autoria intitulado "Origens do desperdício e a convivência pacífica atual com a sociedade pós-moderna".

Neste texto avalio os primórdios da convivência humana com o desperdício dos recursos naturais, num envolvimento das sociedades primitivas e de como a religião colaborou/colabora na visão de um paraíso de cunho antropocentrista., onde tudo foi feito para e pelo homem, que pode dispor da natureza da forma que lhe convier.
Ainda enumero as maneiras como a escola tem tratado o assunto, muitas vezes demonstrando que a filosofia dos 3 Rs se transmuta tão somente em uma única política, a do terceiro erre: reciclar.

Este texto teve a inspiração em minha dissertação de mestrado em educação, apresentada à banca do programa de pós-graduação da Unisinos no mês de março de 2008. Possui ela a marca inconfundível de meu orientador, professor Attico Chassot, uma das mentes mais brilhantes que conheci nesta etapa de minha vida e maior responsável por esta jornada vitoriosa. Dedico este texto também a todos os alunos com os quais convivi / convivo nesta saudável tarefa de compartilhar o conhecimento adquirido. Para acessar o texto basta clicar aqui:


Boa leitura!

Nenhum comentário: