28 novembro 2008

OS BONS EXEMPLOS DEVEM SER SEGUIDOS

Não é meu costume utilizar este meio de divulgação para fazer merchandising de empresas, e nisso tenho tomado cuidado para que aqueles que acessam este espaço sejam respeitados em suas escolhas. Mas, quando se observam atitudes de extrema excelência por parte de empresários comprometidos com a sociedade, não há porquê deixar de divulgá-las. Creio que o bom exemplo deva ser seguido, principalmente por aqueles que detém os meios de produção, mas que também podem utilizá-los não só para obtenção do lucro da "mais-valia", aquilo que se aprendeu na sabedoria marxista.



Toda esta minha argumentação possui um objetivo. Quero trazer aqui dois exemplos de ações de empresários canoenses, os quais podemos considerar comprometidos também com a comunidade e não somente com o lucro. Uma das empresas é a Itati, envasadora de água mineral do município canoense, que fez significativa doação de garrafões de 20 litros de água mineral aos desabrigados da tragédia que recentemente se abateu sobre o vizinho estado de Santa Catarina. Este gesto demonstra que também as empresas possuem responsabilidade para com as pessoas, independentemente de seus objetivos econômico-financeiros.

A outra empresa de Canoas que demonstrou desprendimento nesse final de ano foi a Gráfica Hotprint. A empresa dos irmãos Cristian e Renan Ribeiro realizou uma doação aos Parceiros Voluntários de 70 mil cartões de Natal, que irão beneficiar cerca de 70 associações beneficentes da cidade. Segundo Renan Ribeiro, "a renda obtida será uma fonte de receita para as associações, cuja função é melhorar a vida das pessoas carentes."

Cabe aqui elogiar atitudes como essas assumidas pela Itati e pela Hotprint. Uma não se acomodou e agiu diante das necessidades enfrentadas pelos flagelados de Santa Catarina, doando uma parcela, mesmo que pequena, do seu principal produto. Outra se prontificou a fornecer uma fonte de receitas para as associações beneficentes do município de origem, doando também uma parte do fruto de sua especialidade.

Fica aqui a pergunta: E você? Já se movimentou para ajudar alguém neste final de ano?


Vai aqui uma sugestão: vá até a agência dos Correios mais próxima e apanhe uma cartinha de crianças carentes endereçadas ao Papai Noel. (Se quiser ver um exemplo, clique na figura que está anexada aí acima) Lá existem inúmeros pedidos. São desejos simples reprimidos pela falta de condições de pais desempregados, mães sem condições sequer de adquirir alimentos. Muitas vezes são coisas simples e que estão ao nosso alcance. Com um pequeno gesto você pode estar fazendo uma alguém um pouco mais feliz neste final de ano.

Nenhum comentário: