20 fevereiro 2010

POR QUÊ BARRIGA-VERDE?

Minhas férias não conseguem passar ao largo do estado vizinho, Santa Catarina. Um recesso de final de ano sem visitar meus amigos barrigas-verdes é incompleto. Talvez por ser minha esposa originária de Concórdia, no oeste catarinense, onde a conheci e também criei um leque de amigos; ou ainda, por ter mudado ainda solteiro para lá, no finalzinho da década de 1970. Depois, em 1986, fui experimentar as belezas e o desafio da indústria têxtil, no Vale do Itajaí. Me encantei com o cenário e permaneci por sete anos lá, atuando na Hering, com sede administrativa localizada num dos lugares mais lindos que já conhecí, o vale do Bom Retiro. Os amigos que lá cultivei são aqueles que hoje me fazem retornar constantemente nas férias. Um deles, meu amigo Arceu Reis, nativo de São João Batista, é padrinho de minha filha Adriana. Por ele, e pela Inêz, sua esposa, nutro grande estima e carinho, e preservo sua amizade como uma das mais consideradas de toda a existência. Juntos vivemos grandes emoções profissionais, de épocas onde ultrapassamos barreiras, dividimos problemas, frequentamos treinamentos, compusemos e participamos de eleições de CIPAs, dentre tantas outras peripécias. Talvez essas sejam algumas das motivações que me fazem retornar para lá todo o ano.

Mas e o termo "Barriga-Verde?" De onde vem? Por quê se utiliza essa palavra? Será algum tipo de menosprezo? Será algum tipo de preconceito?

Pois resolvi destacar aqui essa dúvida, que muitas vezes pode confundir nossas mentes. Ela tem uma explicação histórica, e não é por acaso que se usa esse cognome para identificar pessoas que nascem em Santa Catarina.

Na verdade, barriga-verde é um gentílico utilizado para designar os nascidos no estado vizinho. De uso inicialmente pejorativo, o seu uso hoje é corrente em todo o territóro nacional. É um consenso entre os documentos históricos disponíveis que ele designava um regimento militar, o regimento de Infantaria de Linha da Ilha de Santa Catarina, baseado em Florianópolis, que usava uma larga faixa verde, como um cinturão, sob o dolmã do fardamento. Os soldados catarinenses que usavam essa faixa destacaram-se na guerra da Cisplatina, por sua valentia e pela destreza no domínio das armas. Formaram um lendário agrupamento e a expressão passou a identificar o gentílico nascido no Estado de Santa Catarina. Independente da origem ou do significado do termo, ele é assumido com orgulho pelos catarinenses.

O Palácio Barriga Verde é sede do assembléia legislativa de Santa Catarina, casa parlamentar dos deputados estaduais.



Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: