13 novembro 2008

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO, UMA VISÃO ESTRATÉGICA


Uma das coisas que acredito necessária e essencial ao profissional que adentra o mercado de trabalho depois de formado é a visão estratégica de sua carreira. Pensando nisso, propus aos meus alunos da disciplina de Segurança do Trabalho I da Escola Técnica Cristo Redentor uma reflexão sobre o futuro. Reuni-os em grupos e estabeleci que em uma frase trouxessem uma "missão" como técnicos de segurança do trabalho na empresa onde iriam atuar. Ou seja, pedi-lhes que descrevessem de que forma se daria a atuação deles como profissionais da área.
Com as frases sobre a missão estabelecidas, foi o momento de agregar os termos por todos utilizados de forma a enriquecer o conteúdo final. Foi assim que a "MISSÃO" na visão estratégica dos alunos ficou definida como:

"ASSEGURAR A INTEGRIDADE FÍSICA DO TRABALHADOR, COMPREENDENDO O SEU UNIVERSO E PREPARANDO-O PARA LIDAR DE MANEIRA CORRETA COM AS SITUAÇÕES DE RISCO".

Confesso a vocês que fiquei satisfeito com o resultado desta reflexão, pois tudo o que é pertinente ao profissional de segurança do trabalho está contemplado nesta oração. A integridade física do trabalhador deve ser realmente a primeira preocupação do TST. Compreender o universo do trabalhador tem a ver com seu dia-a-dia no ambiente de trabalho, mas também está implícito aí o seu relacionamento com a família e os problemas que dele possam advir. Muitas vezes esses problemas interferem na postura e na reação dos indivíduos no trabalho. Por último, quando o profissional de segurança ministra treinamentos e realiza tarefas de sensibilização e conscientização, alertando sobre os riscos ambientais, está em suma preparando o trabalhador para de forma correta lidar com os mesmos. Vejam, portanto, que todos estes aspectos foram ai contemplados.

Num segundo momento, desafiei os alunos a ultrapassarem a barreira do presente e estratégicamente se posicionarem no futuro para imaginar de que forma gostariam de estar atuando na área em espaços temporais de cinco, dez ou até mesmo vinte anos. Reunidas todas as ponderações, obtivemos a seguinte frase encadeadora da "VISÃO" da turma:
"SER UM PROFISSIONAL QUALIFICADO, EM BUSCA CONSTANTE DO APERFEIÇOAMENTO, ABRANGENDO PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS COMO DINAMISMO, OBJETIVIDADE, CRIATIVIDADE, PERSUASÃO E FLEXIBILIDADE."

Observem que numa visão de futuro, todas as habilidades e competências para um profissional qualificado foram aí descritas. A busca constante do aperfeiçoamento é a marca inextricável do mundo pós-moderno, onde só os mais capazes e instrumentalizados pelo conhecimento estarão ocupando posições privilegiadas. O dinamismo é caracterísitica de sujeitos que não se acomodam. A objetividade faz parte da realidade dos profissionais que detém o conhecimento e que, por isso, não necessitam ludibriar e se utilizar de subterfúgios em suas argumentações. Quanto à criatividade, é ela que diferencia os sujeitos adeptos do óbvio daqueles cuja marca é a inovação. A persuasão é ferramenta imprescindível na sensibilização para uma postura prevencionista por parte dos operários e, portanto, fundamental para a profissão. Finalmente, a flexibilidade facilita a adaptação do profissional em momentos de crise.

Ao final da aula, solicitei também à turma que relatasse os valores que consideravam mais relevantes na atitude profissional de um técnico de segurança do trabalho. Vejam como ficou o rol de valores por eles elencados e tirem suas próprias conclusões.

VALORES

- ÉTICA NO USO DE INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS;
- PROFISSIONALISMO E HONESTIDADE NO TRATO COM OS TRABALHADORES;
- RESPONSABILIDADE NA OBSERVAÇÃO DAS LEIS;
- TRANSPARÊNCIA NAS ATITUDES;
- CUMPLICIDADE NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS.

Creio que depois de tudo isso, cabe parabenizar a Turma 02TSTMA08 da Escola Cristo Redentor pela brilhante Visão Estratégica elaborada para seu futuro profissional. Que esta visão seja integrada daqui pra frente na formação de cada um.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Jairo, vejo que continua formando alunos da melhor qualidade. Esse valores servem para todos que estão em busca da qualificação profissional e pessoal.

Abraço

Anônimo disse...

Muito legal a matéria!!
Um Técnico de Segurança do trabalho deve ter sempre uma visão sistêmica e estratégica no seu campo de trabalho. Isso é proatividade, isso é qualidade!!
Parabenizo o Professor Jairo e a Turma 2TSTMA/08 pelo trabalho.
O que vocês acham de organizarmos um Seminário na escola sobre Qualidade, Visão Estratégica sobre profissionais da área da saúde, para fechar o ano??
Abço. a todos.
Sheila