21 dezembro 2008

21 DE DEZEMBRO: UMA DATA PARA SER LEMBRADA

O dia de hoje, 21 de dezembro, parece mais um daqueles domingos de calor em que se pode descansar das tarefas semanais, como estudar e trabalhar, e pensar já na sequência de festas de que este período está prenhe. Não há quem nesta época não esteja impregnado por estes acontecimentos. Mas, ao revirarmos a história do Ocidente, e aqui gosto de destacar que não somos únicos na Terra, e que há outros povos para os quais nossos eventos não são tão significativos, hoje faz exatamente 40 anos que pela primeira vez o homem esteve presente na atmosfera da Lua.

O projeto que possibilitou esta façanha fazia parte de uma ambição estadunidense, acalentada desde que os socialistas da extinta União Soviética desafiaram os yankes com o lançamento do primeiro homem no espaço. Yuri Gagarin, um cosmonauta soviético, viajou pelo espaço a bordo da Vostok I, em 12 de Abril de 1961, numa nave que pesava 4725 quilos. Este evento chamou a atenção mundial e exigiu uma resposta à altura dos EUA, cujo presidente, John Kennedy, revidou com a promessa de em cinco anos levar o homem à Lua. Neste momento estava aberta a Corrida Espacial, que nos próximos anos envolveria os dois países em inúmeras disputas e desafios, envolvendo alta tecnologia e muitos, mas muitos recursos econômicos.


Lançado no espaço pelo foguete Saturno, o Apollo 8 foi a primeira missão a conduzir homens à Lua. A missão decolou em 21 de dezembro de 1968 e retornou à Terra em 27 de dezembro do mesmo ano. Segundo a Wikipédia:

"Embora os astronautas Frank Borman, James A. Lovel Jr. e William A. Anders, não tenham pousado no solo lunar, na noite de Natal de 1968, eles foram os primeiros homens a circum-navegar a Lua, enviando inéditas fotos do solo lunar. Adicionalmente eles foram os primeiros astronautas a abandonar a órbita da Terra."

Mas há que se perguntar sobre a importância destas missões tripuladas à Lua e que contribuições trouxeram à humanidade de forma geral? Pode-se afirmar que foram inúmeras as contribuições trazidas por esta disputa espacial, e que hoje envolve até mesmo a China como um dos países envolvidos na corrida. Um dos aspectos mais relevantes foi o uso e o aperfeiçoamento de satélites na comunicação humana. Tudo o que conhecemos hoje em termos de tecnologia de comunicação está intimamente relacionado com as missões espaciais: transmissões de televisão ao vivo dos mais remotos cantos do planeta, a velocidade com que nos chegam as notícias, as previsões do tempo facilitadas pelas câmeras e fotos de satélite, os navegadores de bordo (GPS) que ultrapassaram a utilidade das bússolas e tantas outras.


Portanto, este é um dia para ser lembrado. E credito as conquistas acima descritas ao desafio imposto pela concorrência destas nações em busca do sucesso no espaço. Talvez em isso não ocorrendo naquela década de 1960 do século passado, estivéssemos na atualidade desprovidos de tantos benefícios na comunicação mundial. Juro a vocês que lembro disso todas as vezes que converso com amigos e colegas meus pelas ferramentas Skype ou MSN.

Nenhum comentário: