16 maio 2009

PROF. JAIRO BRASIL MINISTRA PALESTRA NA SEMANA DE ENFERMAGEM

Na última quarta-feira, dia 13 de maio, o professor Jairo Brasil ministrou palestra aos alunos do Curso Técnico de Enfermagem da Escola Unipacs de Esteio, durante a Semana de Enfermagem. Falando sobre "O Mercado de Trabalho: Oportunidades e Desafios", o professor Jairo trouxe a realidade das empresas e as exigências impostas aos profissionais que buscam destaque neste mercado.

Ao fazer referência sobre a Educação Profissional e sua importância na formação do aluno, destacou o papel de três aprendizados primordiais: Aprender a Aprender, Aprender a Relacionar-se e Aprender a Trabalhar. Buscando amparo na teoria do escritor e pedagogo Celso Antunes, o professor disse que muitas vezes não nos damos conta da importância de estarmos abertos ao Aprendizado Contínuo, sob pena de tornarmos nosso conhecimento obsoleto devido à dinâmica da nova era.
Sobre o Aprender a Relacionar-se, professor Jairo evidenciou que no tempo em que vivemos os relacionamentos têm se tornado deveras efêmeros e "líquidos" (sem solidez) conforme Zygmunt Bauman tem abordado em suas obras, principalmente em obras como "Vida Líquida" e "Amor Líquido". Por isso, a valorização do saber relacionar-se tem sido uma constante por parte das empresas. Também a Resistência Emocional é um fator de avaliação por parte das empresas, disse o professor Jairo, principalmente, segundo ele, quando o profissional tem de lidar com suas frustrações.

Finalmente, falando sobre o Aprender a Trabalhar, Jairo Brasil destacou a necessidade de o profissional gerir seu tempo disponível e a forma de organizar sua rotina.

Ao encerrar sua fala, professor Jairo Brasil, demonstrou otimismo dentro do que tem observado nas últimas turmas de educação profissional. Para ele, o mercado está promissor para os alunos saídos de cursos técnicos. Tudo isso, porque os docentes e as escolas tem buscado se esmerar na formação, levando em conta, principalmente, fazer uso da experiência que muitos alunos possuem.

Nenhum comentário: