27 maio 2009

SEGURANÇA DE MÁQUINAS NO CICLO DE PALESTRAS 2009

Na última segunda-feira, dia 25 de maio, o Diretor Técnico da Automasafety de Gravataí, empresa de renome nacional na implementação de dispositivos de segurança para máquinas e equipamentos da indústria da transformação, ministrou palestra dentro do Ciclo de Palestras 2009 da Escola Unipacs. Vladimir Kuse iniciou sua abordagem mostrando aos alunos do curso Técnico de Segurança do Trabalho da Unipacs os riscos existentes nas Zonas de Prensagem, nos Sistemas de Transmissão de Forças e nos Comandos e Acionamentos das máquinas.

Através de filmes e imagens, Kuse disse da necessidade que fez com que um Comitê Tripartite, com membros do Governo, de representação sindical dos trabalhadores da indústria metalúrgica e de empresários do segmento metalúrgico, se reunisse para trazer através da Nota Técnica 16, maior segurança na operação destes equipamentos.

Um público atento ouviu por mais de uma hora a exposição de Vladimir Kuse no auditório Maria Madalena da Unipacs. Detalhando os acessórios de segurança, Vladimir destacou a importância do comando bi-manual, dos sensores de abertura de proteções de telas, das cortinas de luz no acesso à Zona de Prensagem e das proteções para pedais de acionamento, além das estruturas de passadiços e acesso ao mecanismo de acionamento das máquinas. Ao final, alunos questionaram o Diretor Técnico da Automasafety sobre a atuação da empresa e sobre os detalhes em relação à forma de trabalho que a empresa utiliza na proteção das máquinas.

Estiveram presentes alunos e ex-alunos da Unipacs, alunos da turma TS203 de Segurança do Trabalho Escola Factum de Porto Alegre, técnicos de Segurança do Trabalho e funcionários de empresas da região.

O professor Jairo Brasil, coordenador do curso de TST da Unipacs, ao final agradeceu a Vladimir Kuse por sua presença e fez entrega de um brinde e um certificado de participação em nome da Escola Unipacs.

Um comentário:

Thiago Chini disse...

não me achei nas fotos!
hehe


foi uma grande palestra.