A qualidade de um produto ou serviço pode ser olhada de duas óticas: a do produtor e a do cliente. Do ponto de vista dos clientes, a qualidade não é unidimensional. Quer dizer, os clientes não avaliam um produto tendo em conta apenas uma das suas características, mas várias. Por exemplo, a sua dimensão, cor, durabilidade, design, funções que desempenha, etc. Assim, a qualidade é um conceito multidimensional.
E foi nesta multidimensionalidade que resolvi adquirir um produto de empresa conceituada há pouco tempo atrás: um fogão de quatro bocas. E o produto era específico: um fogão que se encaixasse em nossa cozinha planejada. Por isso mesmo, paguei um valor maior pelo eletrodoméstico. Mas, cria eu que a marca era fator preponderante na aquisição; para não ter futuros dissabores caso fosse necessário atendimento em relação a deficiências no projeto.
Mas não foi isso que aconteceu. O fogão, adquirido em janeiro de 2007, trouxe a nós uma grande dor de cabeça. Já nos primeiros meses o acendedor automático do forno não funcionava. Aquele barulhinho chato do acendedor não se transformava em chama no forno. Chamei a assistência técnica por várias vezes e nunca podiam me atender. Diziam eles que teriam que marcar um dia para fazer a visita. E queriam eu eu ficasse sentado no sofá durante um dia inteiro esperando-os, porque não podiam me garantir a hora e o turno em que viriam. Pois bem, me propus a isso. Deixei de fazer várias atividades aguardando a assistência técnica. Quando o funcionário veio, constatou que não podia consertar porque não tinha a peça consigo. teria que voltar outro dia. Lá fiquei eu mais um dia em casa aguardando a peça. O funcionário veio com a peça, mas ao tentar colocá-la descobriu que a mesma era de outro modelo de fogão. Disse-me que voltaria outro dia, pois teria que ver se havia em estoque ou se teria que pedir para a fábrica. Adivinhem o que aconteceu? Adivinharam! Tive de esperar mais um dia.Resolvido o problema do forno, tudo voltou ao normal? Enganaram-se!
O forno do fogão possui um sistema de segurança em seu acendimento. Só se consegue acendê-lo apertando o botão para dentro, ao mesmo tempo em que se aciona o acendedor. Pois foi nesse sistema que ocorreu a segunda dor de cabeça em minha relação com o fornecedor. Aceso o forno, ao soltar o botão o forno começou a apagar. Mais um problema, e agora fora da garantia de um ano fornecida pela loja. Mais uma vez fiz contato com a assistência técnica. E mais uma vez quiseram que eu ficasse em casa o dia todo para aguardá-los. Fiz o que me pediram e no dia combinado fiquei aguardando. Sequer apareceu alguém em minha casa ou me ligaram para dizer que não viriam. Além de minha indignação, uma moça da assistência técnica ligou-me no dia posterior para saber como foi o atendimento e para que eu pudesse avaliar a eficiência de seus serviços. Vejam só que nível de organização.
Mas confio muito no meu poder de resolução desses problemas. Há cerca de um mês resolvi o problema de acendimento do forno, e toda vez que tenho que assar uma carne ou aquecer um prato qualquer, utilizo uma alta tecnologia que desenvolvi por conta própria: o adaptador de acendimento. Foi ele a solução para o problema do forno. Ou tal qual o humorístico Casseta e Planeta: "Seus problemas acabaram. Chegou o revolucionário ACENDERATION ADAPTADORATION PARA FOGÕES!" Sim! Um pequeno martelo de bater bife foi a solução para o problema do revolucionário sistema de segurança no acendimento, criado pela renomada empresa de eletrodomésticos. Vejam nas fotos como ficou.
Cabe aqui ressaltar que não faço menção à marca do produto. Todavia, lanço um alerta a todos, para que fiquem atentos aos produtos que compram nas lojas e sobre as promessas feitas por vendedores e fornecedores. Nem tudo está dentro da nossa realidade. Muitas vezes é preciso esperar sentado um dia todo para receber o pessoal da assistência técnica, e sem garantias de que o conserto será feito. Eu mesmo sou um que desisti de confiar nesses serviços.
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