Nos dias 27 e 28 de janeiro último, o Prof. Jairo Brasil esteve ministrando curso de Segurança Alimentar através do Programa Alimentos Seguros, do SENAI / SEBRAE, no município de Dois Lajeados, para um grupo de funcionários de empresas produtoras de alimentos da região. O grupo formado por cerca de 20 funcionários esteve atento aos conteúdos, demonstrando comprometimento com o novo cenário da indústria da alimentação.
O curso de Boas Práticas de Fabricação é uma exigência legal determinada pela Resolução RDC 275 da Anvisa, com exigências da implantação do Manual de Boas Práticas a todas as empresas que manipulem alimentos em escala industrial.
Sala de desossa em salsicharia |
Na verdade, o Ministério da Saúde, juntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem intensificado cada vez mais sua atuação por causa das DTAs - Doenças Transmitidas por Alimentos. Essas doenças, embora não haja registros confiáveis, já que a grande maioria das pessoas e órgãos de saúde não registram sua incidência, têm consumido enorme quantidade de recursos por parte da assistência médica pública. E essa redução só será possível com a adoção de uma política de educação e fiscalização cada vez mais radical.
Grupo de Funcionários e Funcionárias |
Dentre os conteúdos abordados constam aspectos como a postura higiênica dos manipuladores e a higienização das instalações, equipamentos e utensílios. Todos os funcionários devem assumir o compromisso de adotar um comportamento adequado com os produtos que elaboram. Outro aspecto importante do Programa de Boas Práticas é a Potabilidade da Água, pois não há dúvida de que a água é utilizada em todo o processo de fabricação dos alimentos. E se houver alguma dúvida sobre a qualidade deste insumo tão importante, poderemos ter contaminações em excesso. Também o Recolhimento adequado dos Resíduos é fator imprescindível no programa, pois além de manter distante este foco de contaminações dos alimentos preparados, seu isolamento afastará a possibilidade de convergência de vetores como baratas, moscas e ainda os roedores. Mas para isso também o Programa de Boas Práticas indica a necessidade de a empresa contratar uma empresa especializada no combate a pragas. Essa empresa deverá emitir Laudo específico de controle destes insetos.
O Recolhimento de Produtos, também denominado "RECALL", é um dos procedimentos que a empresa também deverá adotar, descrevendo detalhadamente de que forma agirá quando houver alguma "Não Conformidade" com seu produto no mercado. Ou seja, deverá dizer de que forma vai recolher esse produto, como vai descartá-lo no meio ambiente e que atitude irá tomar com relação ao cliente.
Ao final do curso, o Prof. Jairo Brasil realizou atividades práticas em grupos para aliar a teoria com a prática, onde os alunos se utilizaram de formulários para elaborar procedimentos e fazer auditorias em ambientes próximos ao local de treinamento.
Trabalhos em grupos |
O treinamento ocorreu no salão da Comunidade Silveira Martins de Dois Lajeados, município próximo de Guaporé, com aproximadamente 3.700 habitantes, e carinhosamente chamada de "Um Pequeno Paraíso", tendo em vista sua tranquilidade e clima agradável. Localiza-se na Serra Gaúcha e está a 450 metros de altitude em relação ao nível do mar. O Rio Carreiro é o rio que atravessa a cidade.
Na sexta-feira, dia 27, o almoço foi preparado a capricho pelo pessoal da comunidade: um arroz carreteiro com salsichão assado. Uma delícia. Depois, no sábado, o Alexandre foi o assador da turma, preparando um "churrasco de patrão", com costelinha de porco, costela de gado e um coxão daqueles. O encerramento do curso ocorreu às 17hs do sábado com uma despedida que demonstrou a união dos participantes e a vontade de aplicar na prática os conteúdos absorvidos durante as dezesseis horas de treinamento.
Um comentário:
Meu caro Jairo,
obrigado por me levares a visitar ‘Dois Lajeados’ que não conhecia.
Queria em momento papear acerca de ‘Segurança alimentar.
Desejo-te uma curtida expectativa de férias.
Com admiração
attico chassot
Postar um comentário