29 dezembro 2017

O FIM DE UMA DÉCADA BLOGUEIRA

Como lembrança fica a última capa do Blog
Dez anos se passaram desde que me comprometi a manter a redação de um artigo por semana aqui neste espaço. O início foi muito tímido, mas os objetivos, creio que foram plenamente atingidos. O primeiro era aprimorar minha escrita e o segundo a criação de um canal de comunicação com meus alunos e alunas, meus amigos e colegas, principalmente aqueles da atividade docente. 

Aprendi muito sobre os sabores e dissabores da escrita. Em alguns momentos confesso tive certas frustrações pela expectativa não confirmada com assuntos e textos que eu acreditava de excelência. Mas também houveram semanas em que senti grande satisfação pela acolhida dos leitores e pela frequência de acesso. Para exemplificar, tive publicações que atingiram recordes de audiência, como estas cinco aqui abaixo:
As cinco postagens com maior acesso, as datas respectivas e
a quantidade de leitores 
Observando o acesso e a audiência das postagens, é nítido o decréscimo desde a inauguração deste veículo e ao longo dos dez anos na rede.

Quando de seu início em junho de 2007, ainda não contávamos com dois dos ícones da comunicação atual: o Facebook e o Whatsapp. Talvez estes sejam sólidos motivos para esta redução de acesso aos blogs, e não só isso, mas essencialmente às leituras mais longas. E isso não é uma "virtude" destas ferramentas. A mim preocupa a redução de leituras da população em geral. No caso do meu Blog, sempre procurei não ultrapassar duas laudas de conteúdo, embora por vezes seja difícil condensar o assunto. 
Estas duas ferramentas superaram as demais 
pela pouca quantidade textual e rápido acesso
Pois bem, nesta última semana de 2017 estou tomando uma decisão um tanto drástica em relação a este filho meu. Sim, é este sentimento que me toma agora. Como se estivesse abandonando um filho que acompanhei ao longo desta década. E esse abandono é muito difícil, mas tem suas justificativas. A redação do Blog tomou minhas tardes de sexta e manhãs de sábado muitas vezes. Houve semanas em que tive de antecipar a redação e programar a postagem. E a tarefa não somente inclui a criação do texto, senão também a escolha e montagem das figuras. Um trabalho hercúleo e sem remuneração. Somente por prazer. 
Nos últimos dez anos dediquei
muitas sextas e sábados à
redação do Blog
Agora, é preciso encarar outros desafios. Estou novamente dedicado à minha formação, através de duas especializações que considero primordiais para me atualizar e não parar no tempo: “Psicopedagogia Institucional” e “Educação Especial-Deficiência Física”. A elas vou dedicar meu tempo ocioso, se é que ele algum diz existiu. Sou um tarefeiro sem tréguas que dificilmente alguém apanha em momentos de descanso pleno. 
A redução de acesso e leitura no Blog acendeu a “luz vermelha” de algo que começa a fazer parte do passado, alguma coisa de certa forma “retrógrada”. E como “profissional da educação” é necessário que o aprimoramento se faça presente também nesta fase de minha vida. Fica somente a saudade de um tempo que não volta mais. 
Não abandonarei de vez as postagens. Ele, o Blog, vai estar lá à minha disposição, para quando quiser fazer “algum desabafo”, comunicar “algo significativo” para aqueles meus leitores cativos, ou ainda, alimentar minha alma com saudosas recordações. Mas não teremos mais a partir de 2018 as postagens semanais. 
Para o polonês Zigmunt Baumann vivemos tempos de
liquidez e superficialidades 


Só espero que meus “seguidores” continuem fiéis em outros canais, como o “Canal do YouTube” e o próprio “Facebook”. E isso enquanto não surgirem outras alternativas, coisa muito comum nestes “Tempos Líquidos”, como observa o sociólogo polonês Zigmunt Baumann. 
Agradeço a todos que me acompanharam nesta “década blogueira”, e que através de seus comentários amaciaram meu ego de escritor e fizeram de mim uma pessoa melhor. Muito Obrigado a todos. Aguardo vocês em outros canais em 2018. Até Lá!!!

Nenhum comentário: