31 agosto 2007

TEXTO SOBRE SEGURANÇA - PARA COMENTÁRIOS DE ALUNOS DA TURMA 3S DE SEGURANÇA DO TRABALHO DA ESCOLA PROFISSIONAL UNIPACS




Olá caros Alunos:


Após a leitura deste texto vocês deverão elaborar um comentário de no mínimo 5 linhas (COM SUAS PALAVRAS) e enviar através do link localizado logo abaixo do mesmo. Basta clicar. O comentário deve começar assim: "O texto que li acima trata....."


A REALIDADE BRASILEIRA NA SEGURANÇA DO TRABALHO

Na década passada o Brasil possuía um elevado número de ocorrências de acidentes de trabalho. Hoje elas reduziram-se a 1/3 devido à expressiva contribuição no combate a esta estatística, onde se reúnem empregadores, empregados e governo para levantar os problemas, discutir e elaborar normas para tornar mais segura, saudável e íntegra a vida dos trabalhadores.

Muitas empresas têm a segurança e a saúde no trabalho como estratégia competitiva, buscando diretamente a satisfação dos trabalhadores, ao mesmo tempo em que priorizam a educação, o treinamento e a motivação.

Segurança do Trabalho e Qualidade são sinônimos e é muito difícil de conseguir a qualidade de um produto ou processo - fatores que, nos dias atuais, influenciam fortemente o sucesso empresarial - sem um ambiente de trabalho em condições adequadas e que propicie ao trabalhador direcionar toda a sua potencialidade ao trabalho que está sendo executado.

Para obter ganhos de qualidade e produtividade é preciso investimento de capital e tecnologia, mas não acontecem se não houver o envolvimento do elemento humano, portanto, é necessário cuidarmos da qualidade de vida do trabalhador. Porém, poucos executivos entendem que os mesmos fatores que ocasionam acidentes no trabalho também causam as perdas na produção e problemas de qualidade de custo.

Isso faz concluir que ações devem ser implantadas em conjunto, pela integração dos procedimentos da Qualidade, da Segurança e Saúde e do Meio Ambiente, num Sistema de Gestão, que vise a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, assim como dos processos, produtos, serviços e do meio ambiente.

Fonte: Higiene e Segurança do Trabalho - Universidade do Vale do Paraíba - Curso de Engenharia Civil - São José dos Campos - SP.
Autores: Cristiano Rossi Gonçalves, Luiz Marcelo Ferreira Bastos e Sidnei Leite da Silva

24 comentários:

Unknown disse...

ola professor jairo,comcertesa nosso funçao de segurança do trabalho e de muita importancia para todos.com nossos conhecimentos e trabalhos as empresas estao envestindo mais na qualidade de vida dos funcionarios dentro e fora da empresa assim melhorando no processo produtivo da empresa.

Prof. Jairo Brasil disse...

Caro(a) aluno(a) - não consigo indetificar porque não há seu nome na mensagem. Mesmo assim agradeço sua visita por aqui e se puder reenvie a mensagem com o seu nome.
Jairo Brasil

Anônimo disse...

O texto que li acima trata das várias ocorrências de acidentes que aconteciam a dez anos atrás. Hoje,todos se unem para poder diminuir as estátisticas de acidentes e fazer com que o trabalhador tenha mais segurança dentro e fora do seu local de trabalho.
As empresas estão se preocupando mais com o bem estar dos trabalhadores,elaborando idéias critivas para que o trabalhador tenha uma vida mais saudável,pois se ele está com com um problema em sua vida pessoal,isso pode acarretar em um mal desempenho dentro da empresa,ou seja, prejuízos.
Nós,como técnicos em segurança do trabalho(em processo de aprendizagem)devemos zelar,fazer com que esses trabalhadores sintam-se seguros em seu local de trabalho e acima de tudo prevenir e protegê-los contra os eventuais,imprevistos e indesejáveis acidentes de trabalho.
Daniele da silva TURMA 3S
daninha.gu@hotmail.com

Prof. Jairo Brasil disse...

Olá Daniele
Gostei de seu texto. Voce consegue argumentar bem sobre o assunto. Mas precisa continuar escrevendo para não perder a prática.

Anônimo disse...

Acredito que as estátisticas acima relatadas,com o passar do tempo iram diminuir cada vez mais.Para isso teremos que conciliar bom ensino e pessoas interessadas,pois somente assim vamos obter profissionais qualidade na área da seguança.

Anônimo disse...

Meu caro Jairo,
escrevo para parabenizá-lo pela maneira pós-moderna como faz Educação. Realmente essa alternativa do blogue é muito construtiva e enseja que alunas e alunos desenvolvam sua criatividade e cultivem, cada vez mais, o hábito da escrita.
Com continuada admiração,
attico chassot

Centro Universitário Metodista IPA
www.ipametodista.edu.br
E.mail: attico.chassot@metodistadosul.edu.br

UNISINOS - Programa de Pós-Graduação em Educação http://www.unisinos.br/ Av. Unisinos, 950 Bairro Cristo Rei 93022-000 -SÃO LEOPOLDO - RS Fone (0++51) 3591 1100 Ramal 2167 ou Linha direta 3591 1167 Fax (0++51) 3590 8118
E-mail: chassot@unisinos.br

Rua Mariante, 322 Ap.701
CEP 90430-180 PORTO ALEGRE - RS
Fone/Fax (0++51) 21.11.32.71 NOVO Cel 99 99 42 38
E.Mail: achassot@uol.com.br
http://achassot.blog.uol.com.br/

Prof. Jairo Brasil disse...

Caro Mestre Chassot
Sinto-me lisonjeado com teus elogios e muito orgulhoso em tê-lo como visitante em meu blogue. Eu que sou admirador de tuas escritas no http://achassot.blog.uol.com.br me sinto honrado.
Obrigado
05/09/07 13h03min

Prof. Jairo Brasil disse...

Prezado Jefferson
Creio que possui capacidade suficiente para um comentário mais substancioso. Por isso, peço-lhe que escreva de forma mais adensada e comentando o assunto intensamente. Aguardo.

Anônimo disse...

"O texto que li acima trata sobre a realidade brasileira de segurança do trabalho.bom a dez anos traz o pais possuía um grande numero de acidentes de trabalho . hoje em dia devido expressiva contribuição a essas ocorrências a estatística foi reduzida a 1/3 .Muitas empresas utilizam saúde e segurança para obter motivação de seus funcionários
nos dias atuais é muito difícil conseguir qualidade nos produtos mais com ambiente correto e segurança no trabalho e fundamental assim teremos um ótimo resultado nos produtos

Prof. Jairo Brasil disse...

Priscila
Seu texto possui algumas inadequações porque creio que voce está há bom tempo sem praticar a escrita. Necessita se dedicar um pouco mais as leituras e aprimorar a pontuação.
Jairo

Anônimo disse...

O texto que li acima trata sobre como as ocorrências com acidentes de trabalho reduziram na última década, porque hoje em dia as empresas (empregadoras), se empenham mais em investir em seus trabalhadores, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e adequado. Investindo em educação e motivação, resultando assim em uma maior satisfação de seus funcionários e consequentemente em um melhor desempenho de suas atividades.
Ainda é preciso que um maior número de empregadores compreendam que esse investimento traz um bom resultado talves a longo prazo mas sem duvida previnir acidentes de trabalho é ter um trabalhador desempenhando seu trabalho em condições adequadas e com satisfação, ainda é um investimento menor do que o custo que gera para a empresa quando estão afastado do trabalho por acidente e/ou danos causados por estes.

Anônimo disse...

O texto que li acima trata de um detalhe muito importe que é o investimento dos empresários em segurança e tecnologia em sua empresa, na qual ela terá uma melhora considerável nos produtos fabricado e no lucro, pois não haverá perca de tempo com acidentes de trabalho e se tornará um local onde o trabalhador sentir-se-á bem e seguro para desenvolver suas atividades diárias.

Goreti Rodrigues

Anônimo disse...

Olá!!!!!!
Professor Jairo.

Acredito que antigamente não tinha muitos recursos,hoje em dia as empresas envestem mais na segurança do trabalho.
As empresas tem mais recursos,as pessoas estão mais treinadas,os Técnicos cobram mais dos funcionários e melhor os funcionários estão mais conciente do que estão fazendo.
Por isso tende a diminuir cada vez mais os acidentes.

Att...
Michele Negrini Favero.

Anônimo disse...

O texto que li acima trata do bem estar dos trabalhadores, saúde, melhoria da qualidade de vida e sucesso da empresa.
Muitos acidentes ocorrem por falta de equipamento adequado, informação, e condições seguras. As empresas devem proporcionar ao funcionário melhores condições para o trabalho e educação, para que normas de segurança sejam obedecidas, assim ocorrerá a diminuição dos incidentes, e consequentemente de acidentes do trabalho.
Uma empresa pode se tornar mais lucrativa quando investe em condições seguras, conhecimento para seu empregado, também uma equipe capacitada para trazer ao trabalhador segurança e assim produtividade para a empresa.
Tamires de Souza Carpes

Anônimo disse...

O texto que li acima trata do bem estar dos trabalhadores, saúde, melhoria da qualidade de vida e sucesso da empresa.
Muitos acidentes ocorrem por falta de equipamento adequado, informação, e condições seguras. As empresas devem proporcionar ao funcionário melhores condições para o trabalho e educação, para que normas de segurança sejam obedecidas, assim ocorrerá a diminuição dos incidentes, e consequentemente de acidentes do trabalho.
Uma empresa pode se tornar mais lucrativa quando investe em condições seguras, conhecimento para seu empregado, também uma equipe capacitada para trazer ao trabalhador segurança e assim produtividade para a empresa.
Tamires de Souza Carpes

Anônimo disse...

O texto que li acima relata sobre a uniao da qualidade, segurança, saúde e meio ambiente para uma vida melhor aos trabalhadores, tanto na sua vida profissional, quanto na sua vida particular.
O fato dos acidentes de trabalho terem diminuido é excelente, pois ele mostra a integridade entre empregado e empregador,assim proporcionando um ambiente mais seguro e apropriado a todos.
Se todo empregador demonstra segurança para seu empregado, com certeza o trabalho do funcionario terá uma boa qualidade em seus serviços. Dessa forma, teremos uma maior diminuiçao em acidentes de trabalho.
Assim, acho que todos nós futuros e já formados Técnicos de Segurança do Trabalho, devemos zelar pela saúde e segurança de todos os trabalhadores da melhor forma possivel.

Aline Duarte Carvalho
Turma 3S

Anônimo disse...

O texto que li acima relata sobre a uniao da qualidade, segurança, saúde e meio ambiente para uma vida melhor aos trabalhadores, tanto na sua vida profissional, quanto na sua vida particular.
O fato dos acidentes de trabalho terem diminuido é excelente, pois ele mostra a integridade entre empregado e empregador,assim proporcionando um ambiente mais seguro e apropriado a todos.
Se todo empregador demonstra segurança para seu empregado, com certeza o trabalho do funcionario terá uma boa qualidade em seus serviços. Dessa forma, teremos uma maior diminuiçao em acidentes de trabalho.
Assim, acho que todos nós futuros e já formados Técnicos de Segurança do Trabalho, devemos zelar pela saúde e segurança de todos os trabalhadores da melhor forma possivel.

Aline Duarte Carvalho
Turma 3S

Unknown disse...

Em meu ponto de vista, entendi que, com o passar dos anos houve uma evolução muito grande no mercando indústrial, evoluindo seus maquinários, acelerando seus processos de produção, para fins de aumento de lucro em menor tempo de trabalho de seus funcionários.
Com este aumento de produção destas empresas, também veio o aumento dos riscos de acidente de trabalho, sendo preciso um aprimoramento de seus projetos de riscos em seus setores.Para isto teve de ser feito pesquisas sobre como trazer segurança aos seus trabalhadores e junto a seúde e proteção ao meio ambiente.
Dando aos trabalhadores melhorias em suas áreas de atuação e convívio, melhores produtos finais virá a produzir,com satisfações em ambos lados, tanto a empresa quanto ao trabalhador.
Concluo que por maior ou menor que seja a empresa, é preciso um plano de segurança descente aos seus funcionários, para que haja lucros concretos e uma boa visão dela e de seus produtos no mercado.

Anônimo disse...

Podemos dizer que trabalhadores, industrias e governo se juntos trabalharem corretamente obterão um resultado satisfatório. Mas que isso seja executado a industria deve ser organizada, oferecer uma infra estrutura e equipamentos de qualidade, e principalmente não agredir o bem estar, cumprido as normas de segurança que a lei impõe.

Anônimo disse...

O texto que ali acima trata,nos passa a idéia de o quanto é importante a conscientização dos executivos em seu sistema de gestão,o investimento em medidas de segurança para que o trabalhador sinta-se confortável em relação a realização de suas tarefas no ambiente de trabalho,o que ocorre em muitas empresas.
No entanto existem gestores,que não cogitam a possibilidade de implantação de normas e condições de segurança,priorizando a produção,sem pensar nas consequências que tal negligência possa causar.
A implantação de mediadas de qualidade da segurança,saúde e meio ambiente propicia uma melhor qualidade de vida ao trabalhador,fazendo com que a empresa obtenha números cada vez mais positivos.Tudo depende da harmonia entre gestor e trabalhador.

Anônimo disse...

O texto que li acima trata da mudança que ocorreu nos índices de acidentes de trabalho desde a década passada.Eu concordo. Mas acredito que haja um número significativo de empresas que não seguem este modelo de produtividade com qualidade.Tais empresas não seguem as normas de segurança do trabalho, não regularizam periodicamente seus alvarás, e não realizam a manutenção e nem a fiscalização de seus equipamentos.Os trabalhadores, por sua vez, se submentem a essas condições porque PRECISAM do emprego.
O que ocorre é que, mais cedo ou mais tarde, a falta de segurança gera incidentes ou acidentes. Como por exemplo, o que aconteceu em uma empresa que prestava serviços de manutenção de cilindros de gás em Canoas.
Esta situação só será modificada com a conscientização dos futuros técnicos.

Anônimo disse...

Paulo Henrique

O texto que li acima trata das devidas ocorrências de acidentes de trabalho na década passada.
As empresas devem adequar normas priorizando a segurança e o bem estar dos seus fúncionarios,para que estas estatísticas reduzam cada vez mais,e assim melhorando a prudução e o bom andamento da empresa.

Anônimo disse...

O texto que li acima trata...
De uma série de mudanças em relação á saúde e bem estar dos trabalhadores tornando a vida dos mesmos mais saudável, podemos ver que a maioria dessas mudanças beneficiou a vida dos trabalhadores mas que, por trás dessas mudanças a uma jogada de marketing que:

Ao mesmo tempo que as empresas correm atrás da segurança de seus empregados elas também estão buscando uma forma de não perderem suas posições executivas, em relação a qualidade de seus produtos e de suas empresas, assim tornando as pessoas como um produto de mercado altamente lucrativo e vantajoso.

Assim temos a visão de que algumas empresas são completamente cientes que, por benefícios para os trabalhadores e proporcionar a sua segurança e bem estar no seu ambiente de trabalho, também é diminuir custos desnecessários e preservar o meio ambiente, pois esses fatores são altamente importantes para uma vasta lucratividade no mercado de trabalho.

Anônimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis sans ordonnance
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis pas her
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis costo
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis