13 maio 2008

MORTOS AOS MILHARES


É chocante! Mas cada vez mais aumentam as tragédias humanas decorrentes de eventos da natureza. Os terremotos e furacões atingem populações inteiras, colocando países em estado de emergência e os centros de ajuda humanitária internacionais em polvorosa, sem saber como tornar eficiente a ajuda de seus voluntários.

Em dezembro de 2004 uma enorme onda, resultado de uma movimentação das camadas rochosas no fundo do Oceano Índico, atingiu a população das ilhas indonésias, matando mais de 220.000 pessoas. Posteriormente, em 2007, outra "tsunami" de menor intensidade, como são chamadas estas ondas gigantes, atingiu a ilha de Java, liquidando com mais moradores da região.

No último dia 02 de maio, um furacão assolou o até então desconhecido Mianmar, país que faz fronteira com a China e a Índia. O número inicial de mortos chega a 32.000 mil pessoas, e os desaparecidos estão na cifra de mais de 30.000 pessoas. Segundo a ONU, há estimativas que supõem a morte de cerca de 100.000 pessoas na passagem deste
furacão.
Os órgãos de ajuda internacional, ainda se estruturando no atendimento a estas vítimas, foram surpreendidos nesta segunda-feira, 12 de maio, com um forte terremoto que atingiu a cidade de Wenchuan, na China. Os mortos já chegam ao número impressionante de 12.000 pessoas.

Nota-se que cada vez mais o número de mortos com as tragédias naturais atinge cifras impressionantes, principalmente pela concentração populacional que vive a humanidade nos dias atuais, com cerca de 80% da população mundial vivendo no meio urbano.

Nenhum comentário: