26 julho 2008

ALUNOS DE ESCOLAS TÉCNICAS VISITAM A OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO

A Olimpíada do Conhecimento é uma oportunidade excelente para se observar a multiplicidade de processos da indústria brasileira e os avanços tecnológicos que impregnam os mais diversos setores da economia. Por isso, o professor Jairo Brasil trocou a sala de aula pelo ambiente atrativo do Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul - FIERGS. Foi assim que os alunos da turma MA08 da Escola Técnica CRISTO REDENTOR e turma 202 da Escola FACTUM estiveram visitando nesta sexta-feira, dia 25 de julho, os stands das unidades do SENAI de vários estados do Brasil. Esta competição de nível nacional reúne alunos da instituição de aprendizagem industrial, nos mais diversos segmentos de atuação, para uma avaliação das equipes mais capazes. Os classificados nas primeiras posições estarão no Canadá em 2009, para concorrerem com alunos do mundo todo na Olimpíada Mundial que ocorre de dois em dois anos.
O professor Jairo Brasil solicitou aos alunos que observassem aquelas inovações que mais chamassem a atenção, para que isso fosse tema de discussões em seminários nas aulas da próxima semana. Para o professor, os seminários têm sido muito bem aceitos pelos alunos, como uma forma mais interessante de trazer discussões e reflexões sobre variados temas. Para os alunos, o seminário é uma forma mais democrática e interessante de trazer contribuições e experiências vividas.
Os alunos da Escola Técnica Cristo Redentor estiveram interessados na Robótica, onde os inventos tem contribuido significativamente com os portadores de necessidades especiais, na automação de cadeiras de roda, veículos de locomoção importantes. A indústria do calçado também está contemplada entre os alunos do SENAI, com inovações muito interessantes.

O depoimento de alguns alunos da Escola FACTUM tem demonstrado o quanto é importante sair do ambiente de sala de aula para discutir temáticas de segurança do trabalho observando-se a realidade lá fora.

Segundo o professor Jairo Brasil, o professor atualmente deve buscar novas alternativas para que a educação se torne mais dinâmica, sem o enclausuramento que muitas vezes se dá entre quatro paredes. Estas novas formas de abordagem certamente elevam o nível da educação e faz com que os dicentes estejam mais envolvidos e interessados no conteúdo ministrado. E isto pode ser comprovado com a presença destes alunos no centro de eventos da Fiergs nesta sexta-feira, uma grande oportunidade de aprendizado em outro ambiente.

Nenhum comentário: