29 julho 2008

ESTAGIÁRIA DA UNIPACS PARTICIPA DA AMPLIAÇÃO DO COMPLEXO DA SOUZA CRUZ


A unidade gaúcha da empresa Souza Cruz S/A, estabelecida no distrito industrial de Cachoeirinha, passa por um processo de ampliação em seu parque fabril, onde estará instalando nos próximos meses o seu Setor Gráfico.

A fábrica atual possui um sistema próprio de co-geração de energia elétrica, que cobre 50% das suas necessidades. No entanto, toda unidade foi projetada para ser totalmente auto-suficiente, em caso de necessidade. Para harmonização do ambiente fabril, foram utilizadas diversas técnicas para melhor convivência dos funcionários, como a técnica oriental do feng shui, que buscou a melhor adequação arquitetônica, equilíbrio de cores e de materiais.

Em 2004, na comemoração do primeiro aniversário da fábrica, a Souza Cruz entregou à população o Parque Ecológico de Cachoeirinha - com espécies nativas da flora e da fauna regionais. A iniciativa tem como objetivo principal a preservação e recuperação da biodiversidade da região, resgatando espécies botânicas e animais que estavam praticamente em processo de extinção.
O parque gráfico da Souza Cruz está sendo construído por empresas terceirizadas, cabendo à MARCO Projetos e Construções a obra civil. Com cerca de 140 funcionários, a MARCO possui trinta anos de atuação e se firmou no cenário nacional pela sua atuação em projetos de Saneamento. O técnico de Segurança do Trabalho, Paulo, enfatizou a importância da MARCO Projetos e Construções no cenário da temática ambiental, pois é uma das únicas empresas preocupadas com a qualidade do meio ambiente e a destinação correta dos efluentes líquidos em seus projetos.

A aluna da turma 3K da Escola Unipacs, PAULA TAMIRIS BEDINOT, iniciou há cerca de um mês seu estágio na MARCO. Sua atuação tem sido elogiada pelos colegas da empresa, como o Técnico de Segurança do Trabalho, Paulo e o Engenheiro de Segurança do Trabalho, Hugo Mogetti. Paula é responsável pela elaboração de formulários como APR (Análise Preliminar de Riscos) e PT (Permissões de Trabalho), proporcionando suporte aos 3 ténicos de segurança que atuam na área. A aluna também participa de Inspeções Diárias de segurança, observando o comportamento e a postura dos trabalhadores na obra. Segundo ela, este é um dos momentos mais importantes do curso, pois é no estágio que se conjuga teoria com prática.

Visitando a obra e a atuação da aluna, o professor Jairo Brasil percebeu a importância desse momento para a aluna e elogiou a organização da empresa no canteiro de obras.

Nenhum comentário: