13 julho 2008

PARA QUÊ AS FERRAMENTAS? PARA SEREM USADAS

Novamente estou aqui para refletir sobre hábitos e atitudes. Nosso comportamento e nossa maneira de agir e reagir estão intimamente identificados com o que aprendemos em nossa educação. Somos aquilo que aprendemos. Se aprendemos pouco, pouco saberemos fazer. Se nosso aprendizado foi permeado por uma curiosidade intensa e a busca de saberes múltiplos, certamente nossa capacidade de ação será reconhecidamente versátil. E essa versatilidade nos proporcionará atuar em vários campos do conhecimento com extrema facilidade.
Para isso, é necessário que estejamos munidos de ferramentas adequadas, ferramentas estas que muitas vezes a Escola, através de seus professores, nos disponibilizam cotidianamente. Entretanto, deixamos de utilizá-las pelo simples fato de não conseguirmos reconhecer nelas a devida importância. No momento em que o mestre apresenta-nos estas ferramentas, estamos alienados e muitas vezes desinteressados. Elas se tornam tão somente um conteúdo a mais em nossos cadernos.

Terminado o curso, a grande maioria dos alunos deposita seus manuscritos em armários e gavetas que nunca mais serão abertos ou procurados. Talvez aí resida um dos grandes erros do futuro profissional. As ferramentas disponibilizadas pelos professores durante o curso são de vital importância no cotidiano profissional. E quem as usa consegue observar a importância que as mesmas possuem se bem utilizadas no dia-a-dia.

Certo dia desses, conversando com alunos em estágio, e até mesmo alunos já formados e atuando na área de formação, notei a dificuldade de estabelecerem um diálogo com a direção da empresa em relação à importância de sua área de atuação. E um me perguntou: "Professor, como faço para sensibilizar a empresa de que ela deve investir mais em segurança do trabalho?" Eu respondi: "Com as ferramentas que você aprendeu na Escola!". O pior foi quando ex-aluno me replicou: "Mas quais as ferramentas, professor?" Neste momento notei o quanto os alunos não se apercebem dos conteúdos importantes abordados em aula. Na verdade, todos nós professores, nada mais fazemos durante o curso do que disponibilizar ferramentas adequadas para que os alunos se sirvam delas em seus ofícios.

Tomado de um misto de decepção e incredulidade pela nossa ineficiência docente, relembrei ao aluno da importância de uma Pirâmide de Bird, de uma Árvore de Causas, de um Ishikawa ou Espinha de Peixe e por aí vai. Mas ele já não lembrava de mais nada, pois me confessava naquele momento que isto estava nos cadernos, e ele jamais os abrira depois de finalizado o curso. Então lhe disse: "Pois é, ali nestes seus cadernos estão as ferramentas. Retome-as e use-as de forma adequada. Você certamente notará a diferença quando se usam ferramentas adequadas em nossa lida profissional!"

Pois é, meus caros, ferramentas foram feitas para serem usadas. Não para serem aposentadas.

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