19 julho 2008

O PERIGO DAS PRENSAS NO CICLO DE PALESTRAS 2008

Um público de alunos, ex-alunos, professores e parceiros da Escola extremamente atento e participativo na abordagem do engenheiro de segurança do trabalho e professor das escolas Mesquita, ACM e Cristo Redentor de Porto Alegre, Guilherme Guariglia. Foi isso que se viu nesta sexta-feira, dia 18 de julho, no auditório Maria Madalena da Escola Profissional Unipacs de Esteio.








Abordando um assunto de interesse dos futuros profissionais de segurança do trabalho, Guilherme conseguiu de forma didática mostrar aos alunos o sistema de funcionamento das prensas e de outras máquinas similares, tais como guilhotinas, prensas dobradeiras e viradeiras, calandras e até mesmo os conhecidos cilindros de massa utilizados nos estabelecimentos de panificação.

Se utilizando de uma apresentação com imagens elucidativas, o palestrante demonstrou o funcionamento da cadeia cinemática das prensas e destacou os tipos mais comuns no mercado brasileiro: prensas com engate por chaveta, prensas com freio embreagem, prensas de fricção com acionamento por fuso e prensas hidráulicas.

Posteriormente, houve uma abordagem específica sobre os sistemas de segurança das prensas, onde o professor Guilherme enfatizou a necessidade de uma redundância nestes sistemas, composta de proteções fixas e móveis, enclausuramento da zona de prensagem, comando bi-manual e cortina de luz. Também destacou a evolução histórica da legislação em relação aos cuidados com estas máquinas.

A participação do público com perguntas e questionamentos foi o ponto alto do evento, com muitos alunos, professores e convidados trazendo contribuições para agregar conhecimento de maneira geral. O professor Rodnei Ávila trouxe contribuições significativas relatando a importância dos alunos se aterem às Normas Regulamentadoras e suas especificidades. O professor Roney, especialista em Legislação Aplicada e convidado do coordenador professor Jairo Brasil, trouxe valiosas contribuições relativas à questão legal de normas da ABNT e INMETRO. Segundo ele, a ABNT é uma instituição composta por um corpo de profissionais de várias áreas do conhecimento técnico, e atribui valores às suas produções para que a entidade ten ha condições de se manter, diferentemente do INMETRO que é uma instiuição pública mantida pelo governo federal.



A noite realmente foi bastante relevante, pois o resultado final foi uma grande contribuição ao conhecimento de todos que ali compareceram, desde professores, ex-alunos, alunos e visitantes.






Ao final o professor Jairo Brasil destacou a importância da palestra, agradeceu à presença de todos e entregou ao palestrante, em nome da escola, um lembrança e o certificado de participação no evento.

Nenhum comentário: