09 agosto 2008

SHOPPING PRAIA DE BELAS MOSTRA SEU PLANO DE EMERGÊNCIA


O plano de emergências do Shopping Praia de Belas foi motivo de estudos pela turma TS202 de segurança do trabalho da Escola Factum nesta sexta-feira, dia 08 de agosto. Os alunos visitaram as dependências do conglomerado de lojas e ouviram de um dos brigadistas responsáveis pela prevenção de sinistros, as explicações relativas ao plano de emergência. A visita é parte integrante da disciplina ministrada pelo professor Jairo Brasil naquela turma: "Desenho Técnico e Projetos". Depois de aprenderem os fundamentos de Desenho Técnico, com conteúdos de Projeto Arquitetônico, Projeto Estrutural, Projeto Hidro-Sanitário e Projeto Elétrico, esses alunos foram conhecer na prática detalhes destas plantas que precisam ser entendidas pelos futuros técnicos de segurança do trabalho.
O shopping Praia de Belas é parte do complexo Iguatemi, com mais de doze lojas espalhadas por grande parte do território nacional, abrangendo lojas no Rio Grande do Sul (duas em Porto Alegre: Praia de Belas e Iguatemi e uma em Caxias do Sul), Santa Catarina (Iguatemi Florianópolis), São Paulo (cinco lojas na capital, em Campinas e São Carlos), Rio de Janeiro (Iguatemi Rio de Janeiro), Bahia (Salvador uma franquia), Distrito Federal (Iguatemi Brasilia) e Pernambuco (duas unidades em construção).
No complexo do Praia de Belas em Porto Alegre está sendo realizada uma ampliação que resultará em maior número de lojas e um estacionamento localizado em terreno na av. Praia de Belas. Ali o acesso dos frequentadores se dará por um moderno túnel dotado de rampa que deslocará os transeuntes de forma automática.
Ao apresentar o Plano de Emergência do Praia de Belas, o brigadista Júlio César Silva Santos destacou a ocorrência de duas simulações anuais de abandono de área, com a participação efetiva de todos os lojistas. A brigada de incêndio do Praia de Belas conta com 156 membros, que recebem treinamento específico e estão apostos para qualquer evento de crise.

Júlio Cesar também mostrou aos alunos da turma TS202 as rotas de fuga primárias, compostas pelas portas principais de acesso, as rotas de fuga secundárias, compostas pelas portas corta-fogo em número total de 32 e as rotas terciárias compostas pelos denominados "cilindros" - saídas do estacionamento.

Por fim, os alunos foram convidados a visitar a central de Segurança do Shopping, onde puderam ver de que forma são preenchidas as Solicitações de Serviços e como as mesmas são encaminhadas e organizadas. Qualquer tipo de serviço a ser realizado no shopping necessita do preenchimento da solicitação de serviços, que é aprovada pela administração e pela área de segurança. Estes serviços só podem ser realizados fora do horário comercial do Shopping e precisam aprovação prévia.

Foi uma visita bastante significativa para todos os alunos, pois a visão que todos nós temos destes locais é exclusiva de momentos de lazer e descontração. Muitas vezes, não nos damos conta da infraestrutura necessária à segurança das pessoas que ali transitam.

Nenhum comentário: