Os alunos da turma 3S2 de Segurança do Trabalho estiveram nesta quarta-feira, dia 15 de outubro, em visita à empresa Roan de equipamentos de proteção individual nu município de Canoas. A visita à empresa faz parte do conteúdo da disciplina de "Educação para a Saúde e Segurança", ministrada pelo professor Jairo Brasil na primeira etapa do curso.
Assim que chegaram à sede da empresa, na rua Araguaia, os alunos foram recepcionados por funcionários e encaminhados ao auditório paqra assistirem um vídeo institucional da Roan. Ali puderam assistir aos aspectos históricos da empresa, bem como a estrutura montada para atender a seus clientes. A Roan, além da unidade da Araguaia, possui representações dentro do Polo Petroquímico de Triunfo e da Refinaria Alberto Pasqualini. Segundo um de seus diretores, Sr. Gilberto Szupszynski (aliás, ele duvidou que nós conseguissemos escrever seu sobrenome), a empresa possui a característica de sempre fazer o pós-venda de sua comercialização, fazendo contao com o cliente para saber se a aquisição feita trouxe satisfação ao mesmo.
Num segundo momento, o técnico de segurança do trabalho Rogério Scherer, trouxe aos alunos detalhes da NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual, e mostrou as responsabilidades de Empregado, Empregador e do fabricante dos equipamentos. Estes últimos devem estar atentos ao CA - Certificado de Aprovação, que define as especificidades do equipamento.
Depois das apresentações, os alunos se dirigiram ao estoque de equipamentos da empresa e puderam sanar suas dúvidas, consultando tanto o Rogério quanto o diretor Gilberto. Foram momentos de descontração e aprendizado, onde todos tiveram contato com os mais diversos equipamentos e puderam saber para que serviam e de que materiais eram constituidos. Também puderam provar alguns equipamentos, conforme as imagens aqui publicadas.
Finalmente, os alunos foram convidados para um pequeno coquetel de encerramento patrocinado pela empresa. O diretor da Roan agradeceu a presença dos alunos e colocou a disposição de todos a empresa e os telefones de contato, para que tanto neste momento do curso, quanto no futuro possam fazer contato para dirimir dúvidas sobre os EPIs. O professor Jairo Brasil agradeceu a receptividade da empresa e destacou a importância da visita para os futuros técnicos de segurança do trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário