17 outubro 2008

AS PENALIDADES DA INSEGURANÇA NA VISÃO DO DR. ROQUE PUIATTI



Em mais uma etapa da Semana de Segurança 2008 Unipacs, dois eventos marcaram o segundo dia de atividades. É o que você vai ver agora.

Quarta-feira - 08 de outubro de 2008.

No segundo dia de atividades o marco de distinção foi a palestra do Dr. Roque Luis Mion Puiatti, auditor fiscal do trabalho, membro do Conselho Nacional de Saúde, professor de pós-graduação em diversas insittuições de ensino superior do país. De forma didática e bastante elucidativa, o professor Roque Puiatti esclareceu aos alunos a atuação da Secretaria Regional do Trabalho e Emprego do RS. Segundo ele, a SRTE/RS atua na forma de projetos, identificando potenciais áreas de atividades econômicas que demonstrem grave e iminente risco à saúde dos trabalhadores. Trouxe ele também as características da NR 28: fiscalização e penalidades.

Além da atuação da secretaria regional, Roque Puiatti apresentou imagens de locais onde foram identificadas inúmeras situações irregulares, e onde o órgão atuou e autuou empresas descomprometidas com a saúde de seus colaboradores. Recentemente, o auditor Roque Puiatti interditou trabalhos da prefeitura de Porto Alegre em galerias subterrâneas da cidade, onde as condições de espaço confinado não possuiam sequer os requisitos mínimos de higiene e segurança.

Ao final, o palestrante destacou a necessidade de os futuros técnicos de segurança do trabalho estarem a par dos acordos e convenções coletivas que as empresas assinarem com os sindicatos e órgãos das categorias. Segundo ele não dá para o técnico de segurança iniciar seus trabalhos em uma empresa sem saber o que foi acordado entre a empresa e o sindicato. No encerramento, o professor Jairo Brasil agradeceu a participação do palestrante e destacou a importância do tema para o conhecimento dos alunos.

O segundo momento da noite foi marcado por um contato até então inédito na Escola, e talvez inédito em escolas técnicas de segurança do trabalho da região metropolitana: uma teleconferência com a Escola co-irmã de Taquara e o Instituto Superior de Ciencias de la Salud de Buenos Aires. Um pequeno problema de comunicação entre a escola de Esteio e a de Taquara impossibilitou o contato inicial. Todavia, o professor Daniel Mainero, diretamente de Buenos Aires, conversou com o professor Jairo Brasil e trouxe as peculiaridades do curso de Higiene e Seguridad Industrial do Instituto Superior de Ciências de la Salud. Falou a respeito da carga horária do curso e também das disciplinas ministradas por quadrimestre em três anos do curso.




Uma das intenções futuras de ambas instituições é aumentar a integração, possibilitando um estreitamento das atividades educacionais nos dois países, com visitas de ambas as partes.

Para a Comissão Organizadora do evento, esta foi uma parte inédita até então e muito significativa, já que os professores de segurança do trabalho da Unipacs acreditam ser importante o uso de tecnologias de informação para diseminar o conhecimento.
Na proxima edição a terceira noite de atividades e os mini-cursos. Até lá!

Nenhum comentário: