26 outubro 2008

CANOAS: MUDANÇAS COM JAIRO JORGE?

Jairo Jorge;. Este é o nome do novo prefeito do município de Canoas. Tal como sua vizinha Sapucaia do Sul, na região metropolitana, esteve envolvida nos últimos anos em denúncias de corrupção e malversação do dinheiro público. Talvez este tenha sido o maior de todos os motivos que levou algumas candidaturas de velhos conhecidos da política local à derrota nas urnas.
O escândalo da merenda escolar, como ficou conhecido o caso de corrupção em Canoas, demandou cerca de 5 milhões de reais dos cofres públicos, montante este que ainda não possui explicações por parte da administração municipal. Envolvidos e denunciados pelo Ministério Público, o prefeito Marcos Ronchetti, que teve mais uma legislatura pela confiança dos canoenses, e mais dois secretários municipais teriam embolsado os valores que perfaziam a licitação para a merenda escolar.

Aliás, uma das coisas que não se sabia nos últimos tempos em Canoas, era quem estava a frente do poder municipal, pois ora era Ronchetti que assumia, ora era Jurandir que se dizia no poder. O povo de Canoas já não sabia a quem chamava de prefeito.

Mas, uma das coisas que chamou a atenção na fase final do segundo turno foram os apoios recebidos pelos dois candidatos. O que foi possível ler nos jornais locais era muito confuso. Com uma imprensa polarizada entre o radical O Timoneiro, capitaneado pelo advogado Jorge Uequed, e o ameno "Diário de Canoas", que "navega conforme a onda", surgiam noticias de Cica e Nedy, se juntando a Jairo Jorge. Com relação a Jurandir Maciel, houve notícias de sua reunião no Canoas Tênis Clube na última quinta-feira, onde teve a presença incômoda de Ronchetti e Chico Fraga. Parece que Jurandir pedia "pelo amor de Deus" que não fotografassem esse apoio.

Bem, e o que o futuro nos reserva em Canoas com a eleição de Jairo Jorge? Tenho cá minhas dúvidas com relação a mudanças radicais. Imagino que um petista assumindo o executivo municipal, possa trazer profundas modificações depois de tantas décadas. Como falou em sua posse, Jairo Jorge destacou a "limpeza" a ser feita na Prefeitura. É o mínimo que se imagina acontecer. Mas, uma coisa que me chama a atenção desde 2003, quando retornei a Canoas. As empresas de ônibus continuam as mesmas e o serviço prestado é de péssima qualidade. Então porque não se faz licitações públicas para que outras empresas concorrentes possam aqui atuar? A resposta é óbvia: o coronel Biazus continua mandando e elegendo na cidade.


Pois bem meus amigos! Não quero ser desmancha prazeres. Mas, a vice-prefeita Beth Colombo é cônjuge de um dos proprietários do grupo VICASA e SOGAL. Será que ela aprovaria uma abertura de licitação para ingresso de novas empresas no transporte público de Canoas? É ver prá crer! Ou será que o PT do tempo antigo já não mais existe? Você, canoense, fiscalize esta administração no poder. Tenho meus temores.

2 comentários:

Anônimo disse...

Como assim, fiscalize esta administração no poder.
É impressionante que o fato dessa administração ser do PT necessite tanta atenção. Acho que pra quem conhece a historia de canoas sabe, que pior que os outros fizeram, nem querendo o PT faz pior.
Não adianta torcer contra não...porque Canoas vai mudar para muito melhor e vocês terão de aceitar

Prof. Jairo Brasil disse...

Minha querida Patricia! Podes ter a certeza de qe ninguem mais do que eu torço pelo bem de Canoas, uma cidade furtada e vilpendiada pelas ultimas administrações, envolvidas em corrupções, roubo da merenda escolar entre outras. Minha desconfiança se firma na parceria feita pelo prefeito eleito com a vice-prefeita, que possui parentesco com os donos do transporte publico municipal. Quanto ao PT, não possuo carteirinha de correligionario, mas admiro muitas administrações municipais do partido, tenha a certeza.