Encerrou-se nesta segunda-feira, dia 13 de outubro, o curso de Cronometragem e Cronoanálise para a Indústria Automotiva, ministrado pelo professor Jairo Brasil na GKN, unidade de Charqueadas.
A GKN Driveline do Brasil iniciou suas atividades em 1974 com a formação de uma joint venture para fornecer semi-eixo homocinético para o Volkswagen Passat. Hoje a GKN Driveline atende a todas as grandes montadoras do país com uma expressiva parcela de participação no mercado nacional. Conta com uma fábrica em Porto Alegre e outra em Charqueadas, fornecendo matéria prima básica para a produção de juntas homocinéticas. No Brasil, a GKN Driveline conta com cerca de 1400 colaboradores.
A pedido do SENAI o curso esteve direcionado ao estudo de tempos e métodos dos processos de produção da empresa, com a participação de nove operadores multifuncionais, entre eles uma única presença feminina, a operadora multifuncional Liane Alff do 3.o turno. Todos eles são estudantes de cursos superiores de engenharia da região, e buscam posições melhores dentro do plano de carreira da empresa. De acordo com o aluno João Willian, muitos também realizam concomitante o curso de fluência em lingua inglesa, já que a maioria dos processos seletivos da empresa exige essa habilidade.
Os operadores multifuncionais da GKN são responsáveis pelo bom funcionamento do processo, já que estes são profissionais estratégicos dentro do processo da empresa. Além de se fazerem presentes nos três turnos da empresa, os multifuncionais são considerados "curingas" do processo produtivo, pois atuam desde as operações básicas até mesmo como supervisores em caso de necessidade.
O curso ministrado na unidade tinha como finalidade principal despertar na equipe a observação correta do processo, os minutos improdutivos, as perdas de matéria-prima, bem como as deficiências relacionadas com a manutenção de máquinas e equipamentos e o desabastecimento dos postos de trabalho. Além disso, a racionalização dos processos produtivos foi tema de discussões, quando o professor Jairo chamou a atenção dos alunos para a padronização das operações e das ferramentas.
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