19 novembro 2008

EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA INTERNACIONAL

No início desta semana, o professor Jairo Brasil ministrou aula sobre Mapa de Riscos para uma turma do Instituto de Ciencias de la Salud de Buenos Aires - Argentina no curso técnológico de Higiene y Seguridad Industrial. Sob o título de Mapa de Riesgos, o professor abordou sobre a importância do mapa nas empresas e da conscientização que os operários devem ter sobre os riscos aos quais estão submetidos diariamente.

A aula ministrada faz parte de uma parceria com o Instituto de Ciências de La Salud de Buenos Aires – Argentina. (http://www.cienciasdelasalud.edu.ar/). O próprio professor Jairo destaca como iniciou esta parceria:

"No mês de maio deste ano iniciei contatos com algumas instituições de Ensino Técnico de países do MERCOSUL, dentre elas o Instituto de Ciências de La Salud de Buenos Aires. Nesta instituição tive uma agradável recepção do professor coordenador de Carreras Del Curso Técnico Superior em Seguridad e Higiene Del Trabajo, Prof. Daniel Mainero.

Conversamos por SKYPE e convidei-o para fazermos uma Teleconferência via Skype na Semana de Segurança da Escola Unipacs de Esteio, onde sou Coordenador do Curso Técnico de Segurança do Trabalho. Esta semana aconteceu no mês de outubro próximo passado e foi a primeira vez que ocorreu um evento deste tipo na Escola. Creio que na região, em escolas técnicas, tenha sido a pioneira.

Posteriormente convidei-o para ministrar uma aula via Skype para uma de minhas turmas da noite em Esteio. Isso ocorreu no último dia 12 de novembro. Minha proposta ao professor Daniel Mainero era como retribuição ministrar uma aula no dia 17 de novembro para uma de suas turmas em Buenos Aires.

Foi o que ocorreu nesta úlitma segunda-feira. Fizemos contato via Skype e, desde minha residência, ministrei aula sobre um tema de segurança do trabalho para cerca de 12 alunos naquela escola. Eu já havia enviado a ele minha palestra em formato Power Point. Inicialmente falamos com som e imagem direto de nossas cidades: eu de minha casa em Canoas e o Prof. Daniel Mainero de sua sala de aula no Instituto de Ciencias de La Salud. Os alunos do Instituto podiam me ver no telão colocado na Sala de Aula, com imagem gerada por uma webcam na parte superior da tela de meu notebook, no mesmo momento em que o Prof. Daniel falava comigo e eles escutavam minha voz. Enquanto isso, eu podia ver os alunos e o Prof. Daniel por outra webcam instalada em seu notebook em Sala de Aula.

Fiz a exposição do assunto e relatava sobre qual lâmina estava falando, para orientá-lo na sequencia adequada. A mesma apresentação que ele possuía em Buenos Aires estava aberta em meu notebook. Na medida em que os alunos possuíam dúvidas, o prof. Daniel intervinha e me questionava para respostas.

Ao final tive a possibilidade de conversar com o Reitor do Instituto, Dr. Claudio Jorge Santa Maria. Ele salientou a importância do evento e destacou a intenção do Instituto em dar continuidade nesta parceria no ano de 2009, realizando troca de experiências e integrações de maior intensidade.

Enfim, foi uma experiência até então inédita, mas de grande valor e tremendamente motivadora."

Segundo o professor Jairo Brasil, estão previstos outros encontros para 2009; e o que chama a atenção é que a sala de aula cada vez mais se transforma num ambiente favorável a estas experiências proporcionadas pela tecnologia digital. A inédita parceria com o Instituto de educação da Argentina também demonstra o quanto as fronteiras se tornaram de fácil transposição nos tempos atuais.

Nenhum comentário: