É neste sábado, dia 10 de janeiro, que mais uma turma de Segurança do Trabalho estará pronta para atuar no concorrido mercado das profissões técnicas; uma turma bastante homogênea naquilo que buscou durante os anos de teoria em sala de aula e prática em seus estágios. Digo homogênea porque nós professores somos especialistas em observar as turmas desde sua entrada na Escola e a evolução decorrente desta convivência em grupo. A homogeneidade que se nota é aquela onde todos concorrem para um mesmo objetivo: a dedicação coletiva para o aprendizado, um aprendizado em que as diferenças se somam e desta forma colaboram para que todos partilhem do conhecimento em comum. Ou seja, da heterogeneidade de um grupo surge a homogeneização em prol de uma comunidade. Foi assim que percebemos o crescimento intelectual desta turma, a turma 3O da Escola Profissional Unipacs.
Como não poderia deixar de ser, alguns destaques também se sobressaem nesta comunidade de alunos. Seria injusto nominar aqui alguns destes alunos, até porque há que se respeitar a competência de cada um em suas trajetórias. Não coaduno com aqueles avaliadores que possam considerar os alunos com médias mais altas os mais habilitados. Há algumas competências desenvolvidas "a posteriori", e que certamente não se fazem refletir em simples avaliações pontuais de conhecimentos. Elas se sobressairão mais tarde, quando o aluno se tornar o profissional que a empresa tanto buscava; seja através de um relatório bem elaborado, seja através de uma investigação de acidentes minuciosa, bem ao estilo Sherlock Holmes, ou ainda, na construção de uma política de segurança adequada para a realidade vivida pela empresa. E isso, muitas vezes, não se aprende totalmente na Escola. É uma construção que depende de todo o conhecimento acumulado pelo aluno, desde os primórdios de seus fundamentos teóricos e práticos, absorvidos ainda na infância.
Mas, um destes alunos da turma 3O merece destaque pela perseverança, talvez no intuito de trazer uma pequena amostra da competência desta turma que agora se gradua. Paulo Ricardo Velho, um dos alunos da turma 3O, desde o início do curso tratava de deixar claro que buscava uma oportunidade em concurso público. E que para isso, estaria reunindo farto material e dedicando horas a fio de estudos até o final do curso, visando atingir seu objetivo. Tal como prometera, o Paulo procurava a nós professores freqüentemente, seja para perguntar sobre dúvidas em relação a conteúdos, seja para mostrar o material que estava organizando para seus intensivos visando as provas. E não foram poucas as vezes em que isso aconteceu. Até mesmo nos corredores costumava nos interpelar sobre questões relacionadas à segurança do trabalho. Lembro-me até de algumas vezes em que tive de responder dúvidas suas dentro do elevador da Escola, tamanha sua sede de conhecimento. E o Paulo acabou se tornando uma referência dentro de sua turma sobre dúvidas em relação a conteúdos, e até mesmo outras turmas o procuravam quando em vez. Se algum colega era perguntado sobre determinado conteúdo, a resposta era certeira: “Fala com o Paulo, ele deve saber!”
Como não poderia deixar de ser, alguns destaques também se sobressaem nesta comunidade de alunos. Seria injusto nominar aqui alguns destes alunos, até porque há que se respeitar a competência de cada um em suas trajetórias. Não coaduno com aqueles avaliadores que possam considerar os alunos com médias mais altas os mais habilitados. Há algumas competências desenvolvidas "a posteriori", e que certamente não se fazem refletir em simples avaliações pontuais de conhecimentos. Elas se sobressairão mais tarde, quando o aluno se tornar o profissional que a empresa tanto buscava; seja através de um relatório bem elaborado, seja através de uma investigação de acidentes minuciosa, bem ao estilo Sherlock Holmes, ou ainda, na construção de uma política de segurança adequada para a realidade vivida pela empresa. E isso, muitas vezes, não se aprende totalmente na Escola. É uma construção que depende de todo o conhecimento acumulado pelo aluno, desde os primórdios de seus fundamentos teóricos e práticos, absorvidos ainda na infância.
Mas, um destes alunos da turma 3O merece destaque pela perseverança, talvez no intuito de trazer uma pequena amostra da competência desta turma que agora se gradua. Paulo Ricardo Velho, um dos alunos da turma 3O, desde o início do curso tratava de deixar claro que buscava uma oportunidade em concurso público. E que para isso, estaria reunindo farto material e dedicando horas a fio de estudos até o final do curso, visando atingir seu objetivo. Tal como prometera, o Paulo procurava a nós professores freqüentemente, seja para perguntar sobre dúvidas em relação a conteúdos, seja para mostrar o material que estava organizando para seus intensivos visando as provas. E não foram poucas as vezes em que isso aconteceu. Até mesmo nos corredores costumava nos interpelar sobre questões relacionadas à segurança do trabalho. Lembro-me até de algumas vezes em que tive de responder dúvidas suas dentro do elevador da Escola, tamanha sua sede de conhecimento. E o Paulo acabou se tornando uma referência dentro de sua turma sobre dúvidas em relação a conteúdos, e até mesmo outras turmas o procuravam quando em vez. Se algum colega era perguntado sobre determinado conteúdo, a resposta era certeira: “Fala com o Paulo, ele deve saber!”
O Paulo realizou seu estágio na empresa Prestil da Sapucaia do Sul, entre agosto e novembro de 2008. Há poucos dias atrás, conversando com seu supervisor de estágio na empresa, ouvi rasgados elogios à sua atuação. O mesmo foi taxativo em me afirmar que, ele só não permanecia na empresa por que possui intenções de ser funcionário de uma grande empresa pública nacional; e para tanto, quer se dedicar totalmente a este objetivo. Até mesmo ao diretor da empresa a atuação do Paulo chamou a atenção.
Para adquirir experiência em provas de concursos públicos, ele vem participando de vários processos seletivos para técnico de segurança do trabalho. Esteve nos últimos concursos entre os vinte candidatos mais pontuados. Mas, o que chamou a atenção recentemente foi que o Paulo foi aprovado em terceiro lugar para técnico de segurança do trabalho da empresa Sulgás, numa demonstração de que quando se busca um objetivo, não há barreiras que se tornem intransponíveis.
De nós professores, fica o orgulho de termos sido coadjuvantes na trajetória destes alunos da turma 3O da Escola Unipacs. Aqui elencados, todos parabenizam esta turma que demonstrou unidade, desde o primeiro dia de aula até o instante em que confraternizam mais uma vitória em suas vidas. Parabéns dos professores Luciano, João Stocker, Sabrina, Rodnei, Rubiara, Renata, Oséias, Vera, Michele, Max e Jairo Brasil.
A escolha do Paulo Ricardo Velho serve apenas para exemplificar e simbolizar a excelência da turma 3O, pois se sabe da existência de outros destaques dentro deste grupo. Parabéns a todos pelo êxito em mais esta etapa e sucesso na nova caminhada.
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