07 junho 2009

A OBSOLESCÊNCIA DO CONHECIMENTO

O conhecimento no contexto do mundo atual também tem sofrido transformações intensas, pois ele é acometido também do que se denomina obsolescência. Muitos de nós não percebemos o quanto o que hoje sabemos, daqui a alguns anos ou meses já é página virada, principalmente no tocante a legislação. As leis são feitas para acompanhar momentos específicos da história, pois na medida em que as realidades são reestruturadas pelo carrossel do desenvolvimento e do progresso há necessidade de adaptações. Isso, consequentemente, inova e modifica os textos e as regras na sociedade; ou seja, capítulos são suprimidos e novos são publicados.
Quanto aos profissionais formados pelas Escolas, aqui na minha concepção, aqueles das escolas técnicas profissionalizantes, mais especificamente da área da saúde, devem por isso estar atentos a esta obsolescência do conhecimento. Como trata Chassot em sua "Alfabetização Científica": Há cada vez mais uma preocupação na busca de ações mais intensas para que formemos profissionais que tenham uma efetiva consciência de cidadania, independência de pensamento e capacidade crítica, que devem adquirir ao longo da escolarização. E é isso que me preocupa com esses alunos que hoje frequentam a Escola em busca do conhecimento, além da cidadania, adquirirem uma independência de pensamento e capacidade crítica. Para isso, entendo que devem estar atualizados com o que acontece em suas realidades e em tudo aquilo que ocorre no mercado de trabalho. Creio que se assim não pensarem, estarão marginalizados e enfrentando grande dificuldade na busca de um futuro promissor e de sucesso.

Ciente destas necessidades tenho constantemente conclamado alunos e alunas a participarem de feiras, workshops, palestras, seminários e tantos outros eventos de suas áreas; para que entendam que a ação exclusiva da sala de aula não é suficiente para uma formação integral. Há necessidade de buscarmos conhecimento em outras realidades, para que nosso saber não fique obsoleto tão logo apanhemos nosso certificado de conclusão. Mesmo assim, observo preocupado a resistência de uma grande maioria em relação ao meu discurso. Crêem eles que participar de palestras, seminários ou cursos é coisa para quem tem tempo. Até porque há um mundo de espetáculos lá fora que supera a paciência de sentar-se num auditório para ouvir e capturar novos conhecimentos. Aliás, sei que muitos não possuem a paciência de ler as coisas que escrevo neste Blog, pois a perder tempo lendo estas coisas é preferível ceder aos apelos do mundo lá fora, muito mais interessante e menos enfadonho.

Em uma das escolas onde atuo, temos uma programação mensal sob a forma de palestras, denominada Ciclo de Palestras 2009. Depois de um trabalho intenso, com a partidipação de todo o corpo docente, de cultuar esta forma de adquirir conhecimento e estar em contato com especialistas, hoje pode-se dizer que a grande maioria dos alunos sabe da importância destas palestras. Mas uma grande resistência enfrentamos até que isso acontecesse. Inicialmente adotamos uma atitude policialesca e até mesmo repressora, confesso a muitos de vocês. Era o que meu pai apregoava quando eu era adolescente: "Se vocês não sabem ainda decidir o que é bom prá o futuro de vocês, deixem que eu decida, prá que depois não me coloquem a tarja de irresponsável ou negligente."

Aqueles que me conhecem sabem o quanto tenho alertado em sala de aula sobre a obsolescência da conhecimento. E o quanto divulgo eventos onde se possa estar renovando e aprimorando nosso saber. Pois mais uma vez aqui estou para divulgar um evento que traz muitas formas de aprender que se dão fora da Escola. No próximo dia 17 de junho tem início a PREVENSUL 2009, que ocorre no Centro de Eventos da PUC RS, com uma programação extensa e que pode ser conferida acessando o endereço http://www.protecaoeventos.com.br/eventos/eventos/secoes.asp?codevento=7&idioma=1. Algumas turmas com as quais estou envolvido atualmente já estão comigo comprometidas nesta jornada. Estaremos na Prevensul na terça, dia 18 e na quarta, dia 19. Todavia, aqui vai um convite e um alerta àqueles que são meus ex-alunos e também àqueles com os quais não tive a oportunidade de estar em convivência escolar: "Não deixem seus conhecimentos se tornarem obsoletos. Compareçam aos eventos que tenham identidade com vossa profissão. E esta é uma oportunidade. Nos encontramos por lá! Espero por vocês!" Mas se não forem e esse conhecimento não adquirido se tornar crucial em vossas vidas profissionais, por favor, depois não me imputem a tarja de irreponsável ou negligente em relação a vocês.

Nenhum comentário: