07 novembro 2009

SUCESSO NOS CONCURSOS PÚBLICOS

Os concursos públicos têm sido muito procurados pelos alunos dos Cursos Técnicos para buscar oportunidades profissionais, mesmo que não possuam experiência na área de trabalho em que irão atuar. Mas para conseguir bom resultado, é necessária uma parcela de dedicação na busca de conhecimento em dose suficiente para responder a todas as questões. E muitas vezes os finais de semana são prenhes de atividades, de leituras e de exercícios. A aprovação é o prêmio para estes que abandonam a “Zona de Conforto” para se dedicarem äs provas de concursos.

Todos nós sabemos o quanto o mundo de hoje possui poder para desviar nossa atenção, principalmente quando nos propomos a executar atividades relacionadas ä leitura e ao conhecimento. Primeiramente os amigos, com os quais muitas vezes não temos a oportunidade de conviver durante a semana, nos conclamam a festas e comemorações no final de semana. Depois a televisão, sempre ali presente e nos chamando para um programa imperdível e inédito, além de seu poder de persuasão nas chamadas e imagens que exibe constantemente. Em terceiro lugar, a Internet, com seus traiçoeiros sítios de relacionamento como se fossem salas de reuniões sempre lotadas ou com algum conhecido ä disposição para um bate-papo rapidinho. E quantos de nós entramos nestas pequenas salas de MSN e Orkut somente para um alô e, quando nos damos conta lá se foi mais de uma hora, quando não uma tarde toda.

Mas alguns heróis que conheço desafiam essas atrações e são capazes de adotar uma postura neutra e de enorme resistência aos apelos do lazer. Considero essas pessoas extremamente disciplinadas e firmes em seus propósitos. Esses alunos, cujo desempenho em sala de aula já denota uma diferenciação dos demais, são capazes de dedicar tempo extra para conhecer além daquilo que se discute no espaço da Escola. Com freqüência nos interpelam após a aula para saber um pouco mais do assunto tratado, senão quando ainda buscam aconselhamento sobre atitudes e comportamentos. É nesse momento que percebemos a diferença. E duvido que algum docente discorde de mim a respeito.

Pois bem, esta semana fiquei muito contente e satisfeito, assim como creio que uma grande parcela de docentes que viram alunos aprovados no concurso do Grupo Hospitalar Conceição de Porto Alegre. Especificamente para o cargo de Técnico de Segurança do Trabalho, tive dois ex-alunos entre os cinco primeiros aprovados. Da Escola Profissional Unipacs de Esteio, o aluno Paulo Ricardo Cassahi Velho, que já havia pouco tempo atrás obtido aprovação em terceiro lugar no concurso da Sulgás, agora foi aprovado em segundo lugar, demonstrando sua evolução. Mas o Paulo reafirma todas as vezes que nos encontramos, ser sua grande meta o cargo de TST na Petrobrás. Sou incapaz de duvidar das metas dele. Da Escola Factum de Porto Alegre uma grata surpresa aparece entre os cinco primeiros aprovados, o aluno Jorge da Rosa Silva. Dedicado aluno, o Jorge foi sempre daqueles que aproveitava os últimos minutos das aulas de Fundamentos de Segurança I, na turma TS203, para perguntar sobre coisas que não havia entendido ou outras que demonstrava grande interesse em saber. Aliás, no dia da publicação do resultado ligou-me para dizer: “Tô te ligando porque você é um dos culpados pela minha aprovação!” Confesso que foi uma frase plena de emoção, principalmente porque para nós docentes o sucesso se efetiva através de nossos pupilos.

Deixo aqui registrado os votos de sucesso aos dois alunos, assim como, àqueles que mesmo não estando entre os cinco primeiros conseguiram uma vitória pela dedicação e pelo empenho. Vocês são a inspiração dos alunos que estarão adentrando o espaço da Escola nos próximos anos, e certamente deixarão marcas em nossa vida docente.

Nenhum comentário: