25 junho 2011

ENTREVISTA: ENGENHEIRO LUIZ FRANCISCO LOPES

A partir desta semana, a cada dois meses trago aqui uma entrevista com pessoas mais próximas de mim que possuem trabalhos relevantes executados junto à comunidade. Portanto, inauguro um espaço para dar voz e vez àqueles com quem convivo e de quem sofro influências de certa maneira. Acredito que esta seja uma forma de agradecer a eles e de divulgar seus trabalhos. Alguns são mais do que personagens que contribuiram para meu aperfeiçoamento e qualificação profissional. Muitos são amigos especiais pelos quais nutro um grande carinho e por quem sinto grande orgulho de fazerem parte de minha rede de relacionamentos.

Inaugurando este primeiro compartilhar de experiências através de entrevista concedida a mim nesta semana, trago um amigo que conheci ainda em 2010 na ARES, Associação Riograndense dos Engenheiros de Segurança, durante um Seminário de Saúde e Segurança. É o engenheiro civil e de segurança do trabalho Luiz Francisco Lopes, presidente da Comissão de Saúde e Segurança do Trabalho do Departamento de Esgotos Pluviais da Prefeitura de Porto Alegre.

Prá se ter uma idéia das atividades do Luiz Francisco e da relevância de seu trabalho, um artigo sobre espaço confinado em reddes de esgoto pluviais na capital gaúcha, elaborado pelo mesmo, juntamente com seu professor de pós-graduação, Sérgio Garcia, foi dos mais acessados no Google recentemente. Prá quem quiser ler, pode copiar o link para o seu navegador http://www.ppci.com.br/pdf/nr33repm.pdf .

Leiam o conteúdo da entrevista com o Luiz Francisco a partir de agora:

Prof. Jairo Brasil: Inicialmente gostaria de saber de que forma você foi catalisado para atuar na área de Segurança do Trabalho.

Eng.o Luiz Francisco: Fui convidado por outro colega a compor um Grupo de Trabalho que estava em formação, a pedido do Diretor do DEP, em meados de 1998 (1º trimestre, aproximadamente ), com o objetivo de formar uma Comissão Eleitoral e, por conseguinte, após eleição e indicação, pelo Diretor, formar uma CIPA, até então, inexistente.
... Depois dei a idéia ao Grupo de Trabalho de agendarmos visitas a outras unidades do departamento, para informar, esclarecer e convidar colegas a participarem nesse novo processo como membros da Comissão Eleitoral ou até mesmo candidatos. M
ostrava que agora o processo estava mais organizado e possuía o apoio da direção.

Acabei me interessando pelo assunto e fui candidato à eleição, sendo o mais votado. Na gestão 1998/1999 me preocupei com a organização das ações, no que tange às legislações e aos processos de gerenciamento de uma CIPA. Em 1999/2000, também fui o mais votado e passei para a prática das ações, pois a
té então, na 1 ª gestão, eram muito teóricas. Surgiram as então asbotinas com identificação, bonés, coletes indentificativos e o filme sobre a SST da CIPA. A CSST, Comissão de Saúde e Segurança do Trabalho do DEP, surgiria somente em dezembro de 2004.

Prof. Jairo Brasil: Como você iniciou suas atividades no DEP e há q
uanto tempo está lá?

Eng.o Luiz Francisco: Estou no DEP há 23 anos.
Comecei lá como estagiário, em 1984, para complementação do curso Técnico em Estradas da Escola Parobé. Como Servidor Público entrei no DEP em 11 de Setembro de 1987, na área operacional.

Prof. Jairo Brasil: De todos seus trabalhos realizados naquele órg
ão, quais aqueles que considera mais significativos em termos de desenvolvimento profissional?

Eng.o Luiz Francisco: Acredito que o mais significativo foi a implantação da NR 33, Trabalho em Espaço Confinado, após a interdição que sofremos em 2008 por parte do Ministério Público do Trabalho. Auxiliei na compra de equipamentos de adestramento em Espaço Confinado, na capacitação de Supervisores de Entrada e de 16 colegas na função de Vigia e Autorizados. Além disso, fui responssável pela elaboração do PPR, Programa de Proteção Respiratória, do nosso departamento. Outro trabalho relevante que permanece ainda hoje foi um melhor controle dos Equipamentos de Proteção Individual e Uniformes dos funcionários.

Prof. Jairo Brasil: Falando em Espaço Confinado, que tipos de trabalho possuem maior risco de acidente nas atividadesdesenvolvidas pelo pessoal do DEP?

Eng.o Luiz Francisco: Acredito que o maior risco são nossas entradas em poços de visita para localizar as chamadas "barreiras" que impledem o fluxo normal das águas pluviais. E o risco é ainda maior em períodos de muita chuva.

Prof. Jairo Brasil: O que você considera mais importante na atuação dos nossos Técnicos de Segurança do Trabalho, quando se fala de trabalhos em Espaço Confinado?

Eng.o Luiz Francisco: Creio que o mais importante é conhecer todo tipo de Espaço Confinado, para nós seja de Redes de Esgotos Pluviais, bem como, de redes mistas. Assim melhorarão seus conhecimentos e poderão distinguir aqueles trabalhadores de regime CLT e Servidores Públicos Estatutários, ainda carentes de uma legislação obrigatória específica.

Prof. Jairo Brasil: Você considera a nossa legislação de segurança do trabalho suficientemente desenvolvida para atender o crescimento do país que se dá nesse início de século?

Eng.o Luiz Francisco: Suficientemente desenvolvida, não! Temos referenciais fundamentais em Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho. Mas devemos periódicamente atualizá-las e torná-las obrigatórias. Creio que também devemos adaptá-las mais às nossas particularidades.

Prof. Jairo Brasil: Que mensagem você deixaria aos futuros técnicos de segurança do trabalho, para que estejam em consonância com um mercado de trabalho mais exigente a cada dia?

Eng.o Luiz Francisco: Minha mensagem aos colegas prevencionistas é de que executem suas atividades com paciência e com amor ao próximo, conteúdo que também aprendem nos cursos. Mas também devem se lembrar, como ressalta LOPES - 1998, que
"acidentes de trabalho não são privilégio de trabalhadores regidos pela CLT". Devem lembrar que há outro grupo de trabalhadores, os servidores públicos estatutários que se encontram ainda órfãos de uma legislação de saúde e segurança do trabalho.

Meus agradecimentos ao Eng.o Luiz Francisco Lopes pela gentileza da entrevista e os votos de que sua carreira seja sempre plena de êxito.

2 comentários:

Attico CHASSOT disse...

Meu caro colega Jairo,
oportuna tua proposta editorial de inserir entrevistas com profissionais ligados a teu fazeres. Está de estreia foi oportuna pelas trazidas significativas para alienígenas, como eu, à área.
Muito boa leitura para cada uma e cada um de teus leitores


attico chassot
http://mestrechassot.blogspot.com

Anônimo disse...

Boa tarde Prof. Jairo,

O Senhor entrevistou um dos colegas mais dedicados e especializados na segurança (não só do trabalho mas de vida também) que conheci.

Sua dedicação é exemplar, ele não despreza nenhum detalhe.

Minha área é administrativa, mas tenho como conceito conhecer todas a áreas e atividades dos locais onde trabalho e passei por uma visita a espaço confinado sob a supervisão do Chico Lopes, como ele é conhecido aqui no DEP, e garanto que não tive nenhuma preocupação quanto a minha integridade quando deixei a coordenação de minha segurança para ele.
Parabéns pela escolha do entrevistado e parabéns para o entrevistado que honra sua profissão.

Helio Oliveira
Coordenador da Unidade Administrativa do DEP
Helio.oliveira@terra.com.br