04 maio 2013

CHECKLIST: SIMPLES E EFICIENTE


Podemos chamá-lo de Lista de Verificação, Inspeção de Pré-Uso ou Checklist. A eficiência desta simples ferramenta é impressionante.

Ferramenta simples e eficiente para evitar lapsos de memória
Não é de hoje que admiro o Checklist como uma forma de tornar tão eficiente o trabalho a ser realizado. Em muitas oportunidades ele foi capaz de me auxiliar nas tarefas mais comuns. Foi fazendo uso do Checklist que eu nunca mais esqueci de alguma coisa na saída para as férias.

Mas isso não é nada! O Checklist pode salvar pessoas também, ou evitar falhas graves quando se depende da memória em tarefas vitais. Foi o que ficou evidente quando recentemente acabei de ler a obra de Atul Gawande, cirurgião geral e professor de Medicina e Saúde Pública da Universidade de Harvard. Em “Checklist: como fazer as coisas benfeitas”, que possui o título original “The Checklist manifesto”, o Dr. Gawande observa que as falhas humanas ocorrem não por incapacidade intrínseca, mas por ignorância e inépcia. Segundo ele, falhas evitáveis são comuns e persistentes, para não dizer desmoralizantes e frustrantes, em muitas áreas da atividade humana. E o maior problema é o volume e a complexidade de nossos conhecimentos, que superam nossa capacidade individual de aplicar seus benefícios de forma correta e segura. Desta forma, se faz necessário um método para superar estas falhas, algo que se baseie na experiência e no conhecimento acumulado, algo que compense nossas deficiências humanas. Ou seja, essencialmente o esquecimento. É o que o Dr. Gawande afirma na introdução de seu livro: “Já dispomos deste método, embora ele pareça quase ridículo por sua simplicidade e até sem sentido para quem passou anos desenvolvendo meticulosamente qualificações e tecnologias cada vez mais avançadas. Estou falando do checklist.”

A obra de Atul Gawande destaca as
vantagens do uso do Checklist

Analisando ainda o esquecimento como parte da deficiência humana em muitas atividades profissionais, Atul Gawande também destaca as muitas cirurgias realizadas em lados opostos de pacientes por falhas na hora do procedimento. E se pode perguntar: “Será que naquele momento, com uma equipe a postos não há quem possa revisar ou questionar a decisão? Será que um checklist aplicado ali não seria capaz de reverter a decisão  errônea? O Dr. Atul atribui muitos destes erros também à vaidade e ao egoísmo dos profissionais da medicina, que se colocam muitas vezes acima do bem e do mal e resistem à introdução de novidades na área. 

Se bem me lembro estou em contato com o checklist há mais de 15 anos, quando ainda na gestão industrial fiz vários cursos de eficácia gerencial, onde ainda não se falava em Gestão Estratégica e nem Melhoria Contínua. Mas por ter atuado em algumas empresas de porte como Analista de Processos fui me habituando a lidar com certos formulários que facilitavam a análise das atividades operacionais. Lembro de um curso realizado em Curitiba na década de 1990, quando pude desfrutar do conhecimento de um dos gurus da qualidade total, professor Vicente Falconi. Aliás, guardo até hoje um exemplar autografado de seu livro “O poder dos recursos humanos na era da qualidade”. Não tenho certeza, mas creio que ali tomei contato com o checklist.

E desde então pude comprovar sua aplicabilidade e eficiência, não somente na gestão de pessoas e de processos. Mas agora vejo o quanto ele é também eficiente em termos de segurança do trabalho.

Cláudio Duarte destacou a eficiência do Checklist nas
inspeções de pré-uso de equipamentos móveis
Outro dia recebi em sala de aula o Claudio Renato Duarte, meu aluno em curso técnico em segurança do trabalho e funcionário do SESMT da Gerdau que, atendendo gentilmente um convite meu, veio falar de equipamentos de movimentação e armazenagem para duas turmas da disciplina de Tecnologia Industrial.  O Claudio é um especialista no treinamento de operadores destes equipamentos lá na Gerdau, até porque sua experiência advém de ter sido também operador dos mesmos. Portanto, fala com conhecimento de causa. E nos imbuímos de um espírito prevencionista ao discutir sobre a importância do checklist, ou o que ele mesmo chama na empresa onde trabalha como “Inspeção de Pré-Uso”, termo mais que correto se pensarmos na aplicação. Estas inspeções são exigidas para todos os operadores da Gerdau, antes de qualquer tarefa com o equipamento móvel no início do turno.

O Dr. Gawande mostra em seu livro a importância do
Checklist em tarefas onde o esquecimento pode ser fatal
Ao aprofundar minha leitura na obra do Dr. Atul Gawande, pude observar que sua pesquisa a respeito da eficiência do checklist não se limitou à área da medicina. Uma grande parcela de seus estudos buscou referencia no setor da aviação comercial. Em certo ponto do livro ele recorda a importância do checklist realizado por comandante e co-piloto na cabeceira da pista, antes da decolagem. E enfatiza o quanto foi difícil adotar este mesmo documento em muitos hospitais de centros urbanos mundiais, antes de iniciar cirurgias complexas, justamente por resistência dos profissionais da medicina.


Pois bem, fiquei bastante satisfeito com esta minha última leitura e gostaria de indicar a todos meus leitores a obra do Dr. Gawande. Vale a pena aprofundar mais o conhecimento do checklist, e quem sabe possamos nos tornar mais eficientes e confiantes usando uma ferramenta tão simples. Aliás, quero indicar a meus alunos de segurança do trabalho, para que se tornem mais adeptos do checklist e que possam evitar muitos acidentes de trabalho onde quer que atuem como profissionais competentes e menos falíveis.   

2 comentários:

Attico CHASSOT disse...

Meu caro Jairo,
algo tão simples e tão eficiente.
Bão imaginava esta literatura acerca de um dos recursos preliminares de qualquer pesquisa,
Parabens pelo inventario bibliografico,
attico chassot
http://mestrechassot.blogspot.com
www.professorchassot.pro.br



Anônimo disse...

Hello. And Bye.