18 abril 2014

SEMANA SANTA, INTENSA E DE VISITAS

Mesmo que a minha semana tenha sido reduzida em dias denominados “úteis” pelo feriado da sexta-feira Santa, não houve arrefecimento das atividades profissionais. O tempo é cada vez mais implacável, pois se busca constantemente dinamizá-lo a nosso favor, no sentido de cumprir as tarefas a que nos propomos. Como sempre, estive em várias frentes de trabalho, seja atendendo meus compromissos docentes nas Escolas, bem como, cumprindo jornadas nas empresas onde a Brava Consultoria, na qual atuo há mais de 15 anos, se faz presente na capital ou no interior. Apesar de somente quatro dias chamados “úteis”, a intensidade foi bastante grande.

Esta semana novamente, e numa última oportunidade, me coube a tarefa de substituir meu colega João Batista que convalesce de cirurgia recente. Sendo assim, estive a frente da Turma TS107 da Escola Factum, na disciplina de Introdução aos Riscos Ambientais. E na manhã desta quinta, como mote de encerramento de minha breve participação, convidei um ex-aluno formado em 2008 para trazer sua experiência como profissional de segurança do trabalho.
O encontro depois de 2008
 O Alexsandro Aires foi um aluno bastante dedicado, e desde o início de sua formação demonstrava real interesse em todos os conteúdos. Não se limitava ao ambiente de sala de aula; ia mais adiante, pesquisando, realizando leituras e fazendo uso da curiosidade costumeira de quem busca o aprendizado. E isso tudo fez parte da sua fala na aula da quinta.

Destacou aos colegas algumas dificuldades do mercado de trabalho e falou de sua vivência em várias empresas. Mesmo que tenha convivido com estas realidades num curto espaço de tempo desde 2008, acumulou valiosas experiências como profissional prevencionista. E isto foi o que mais chamou a atenção dos alunos e alunas que se fizeram presentes.

Alexsandro fala aos alunos da Turma TS107
Ao final de sua participação, o Alexsandro agradeceu a oportunidade de estar com os colegas de profissão e ressaltou que se “pudesse retornar à sala de aula novamente”, como acontecia nos idos de 2008, modificaria seu comportamento. Em primeiro lugar não deixaria de se fazer presente em nenhuma das aulas, pois muitos dos conhecimentos que fizeram falta neste anos, ele debita às suas ausências. Em segundo lugar, estaria mais atento às leituras sobre os assuntos de segurança do trabalho, pois enfatiza a importância do conhecimento acumulado nos escritos e na legislação prevencionista. Por fim, seria mais questionador, mais crítico e mais exigente com seus mestres, tendo em vista que, segundo ele, deixou escapar oportunidades de aumentar o conhecimento por desleixo e comodismo.

O Alexsandro acabou de participar da Parada da Braskem, no município de Triunfo, onde trabalhou de forma ininterrupta durante vários dias acompanhando as tarefas de manutenção da unidade. Neste momento ele dá um tempo para descansar e se prepara estudando para concurso público. Também está cursando uma formação em língua espanhola, porque acredita que o futuro será de rompimento de qualquer barreira no continente americano, onde profissionais terão livre transito nos países do Mercosul.
 
Alunos da Turma TS107  registraram o encontro
Foi uma semana muito intensa, mas com momentos de grande realização e alegria. Ganhamos todos nós, os alunos e alunas da Turma TS 107 da Factum, eu como integrante do corpo docente da Escola. E toda vez que recebemos nossos pupilos, nos enchemos de orgulho por constatar que o esforço realizado não foi em vão. As conquistas do Alexsandro, me atreveria a afirmar e sem medo de errar, possuem muitos resquícios daqueles momentos em que estivemos envolvidos na construção do saber.     

MINHA HOMENAGEM A UM ESCRITOR QUE NOS DEIXOU ESTA SEMANA E QUE FAZ PARTE DOS MEUS FAVORITOS.
MEU ADEUS A GABRIEL GARCIA MARQUEZ

Nenhum comentário: