21 fevereiro 2015

OS DESAFIOS DO NOVO EMPREGO

Depois de todas as festas, enfim o ano de 2015 começa
Acabou o Carnaval! Vida que se renova a partir de agora.

Parece que todo ano a história se repete. Mesmo que alguns contestem, a minha impressão e, tenho certeza, a de muitos de vocês, é que só agora o ano de 2015 efetivamente se inicia. Ainda mais que neste ocaso de festas de final e começo de ano, muitos feriados, férias e tudo mais, o horário de verão também se despede, deixando um gostinho de crédito de uma hora a mais para nosso descanso.

Mas, retomada a rotina, aparecem as contas a pagar, as dietas por começar, os desafios a enfrentar. E quanta gente deixou para este finalzinho de fevereiro e início de março a busca por um novo emprego. É hora de pesquisar oportunidades, selecionar vagas e enviar o tão discutido currículo. E como ele deve ser?
Prof. Claudiomar Souza, administrador e professor 
especialista na elaboração de currículo

Já ouvi muitos especialistas nesta questão. Quando era mais jovem, participei de inúmeras palestras sobre como elaborar um bom currículo, como conquistar o recrutador naquele primeiro contato entre o meu relato e o que ele está procurando. Li bastante a respeito, pois eu também passei por este desafio. Hoje, mais estabilizado e experimentado nestas buscas, posso relatar algumas coisas desta prática.
Prefiro ainda o que meu grande amigo e parceiro, professor Claudiomar Souza, destacou em sua excepcional palestra “O Currículo que Fala”, durante a SIPAT 2104 da Escola Factum, e que aqueles alunos que compareceram puderam comprovar. Para ele, o currículo deve ter essa voz quando encontra os olhos do recrutador. Isso mesmo, um currículo deve falar por si. Tudo que ali está escrito deve interessar a quem está com o papel na mão, ou com a tela do computador aberta. De nada adianta “baboseiras” mal colocadas para quem tem pressa num processo seletivo. Como diz o Claudiomar: “Você tem de saber se VENDER!” E vender-se é, antes de tudo, imaginar o que este recrutador está buscando. Para tanto, é necessário examinar detalhadamente os requisitos esboçados no anuncio.

Já vi candidatos que elaboram um currículo, tiram dezenas de cópias, e saem a distribuir nas portarias de empresas de forma aleatória. Não vou desprezar este gesto laborioso, mas que o resultado é pífio, não há dúvidas. Falta aí um direcionamento. De cada cem distribuídos, talvez um deles seja motivo de contato.
Analisar todas as oportunidades é imprescindível
Para se ter sucesso em processos de seleção, faz-se necessário um planejamento. Aliás, planejamento é imprescindível quando se quer atingir com sucesso algum objetivo. Quem não coloca suas ideias no papel e as analisa, dificilmente conseguirá êxito. Claro que planejar dá trabalho. Mas para atingir objetivos, essa parte inicial é indispensável.

Portanto, vão aqui algumas dicas de quem já passou por isso:
1)   Analise cada uma das oportunidades que se apresentam. Não adianta dar tiro pra tudo que é lado, querendo acertar qualquer alvo. Escolha aquelas empresas que, pela sua percepção, são realmente as que você gostaria de trabalhar. Se deseja trabalhar em uma empresa específica, melhor ainda. Coloque seu foco neste objetivo e vá em frente. Lute por ele até onde seus esforços são possíveis. Conheço muitas pessoas que quase “acamparam” na frente desta empresa e hoje são felizes no que fazem. Ou seja, fincaram pé neste ideal, convenceram que só precisavam de uma oportunidade e hoje fazem parte daquela organização.

2)   Depois de estudar o tipo de empresa e os requisitos do anuncio, é hora de elaborar um currículo bem direcionado para aquela oportunidade. Se deve ter foto ou não, acredito não ser significativo isso, basta que você saiba escolher uma imagem que mais se adeque à sua realidade. Nada de fotos em pescarias, na praia, etc...
É preciso planejar a elaboração de um bom currículo
Se o anuncio propõe a necessidade de um profissional para ministrar treinamentos, tente resgatar tudo o que você já fez nesta área; mesmo que tenha capacitado um pequeno grupo de três pessoas sobre a importância do uso de extintor de incêndios. Há, não tem comprovante deste treinamento? Não tem importância. Se você for perguntado a respeito, terá argumentação suficiente para provar ao entrevistador que era você mesmo que estava ali ensinando os detalhes aos treinandos. Ele perceberá isto na riqueza de sua exposição.
   
3)   Se o anuncio pede bom relacionamento interpessoal, relate a sua experiência de trabalhos em equipe. Relate quantas vezes esteve compondo equipes para resolver problemas ou organizar eventos, seja onde for. Claro, não vale e nem interessam grupinhos de futebol, escola de samba, etc. Isso até pode ser comentado discretamente, sem muito alarde, durante a entrevista; só para mostrar o quanto você é capaz de contribuir e trabalhar em equipe.

4) Depois de analisados estes detalhes do anuncio, elabore um currículo específico para a oportunidade. Assim, suas chances de ser chamado são imensas. O currículo direcionado considera as especificidades do anuncio, o segmento da atividade econômica em que a empresa atua (saúde, comércio, metalúrgica, elétrica, construção civil, consultoria, etc.), a localização, o histórico e a evolução, participação no mercado entre outras coisas.
 
O processo seletivo depende do que
a empresa está buscando
5) Ao enviar o currículo considere algumas coisas:
Se for para entregar na recepção da empresa, seja caprichoso. Prepare uma Carta de Apresentação, destacando por quais motivos você está se candidatando.  Junte-a ao currículo e coloque tudo em um envelope, sem dobrar. Na frente do envelope coloque o nome da empresa e direcione ao setor de recursos humanos, e no verso seu nome e endereço completo como remetente. Se não conseguir entregar pessoalmente ao setor, deixe com o pessoal da portaria recomendando a entrega ao destinatário. Ah! Não esqueça de lacrar com cola o envelope.
Se for entregar por e-mail, elabore o currículo e salve em arquivo PDF, pois este formato determina um padrão mais profissional, com maior capricho. Da mesma forma que no currículo impresso, no corpo da mensagem elabore uma Carta de Apresentação, justificando os motivos de sua candidatura àquela vaga.
 
Ao entregar na portaria da empresa,
direcione corretamente ao destinatário
   6) Por fim, elabore uma agenda particular demarcando as datas de entrega e as empresas para as quais enviou seu currículo. Desta forma, a cada quinze dias você deverá fazer contato para saber se há alguma novidade sobre o processo. Lembre-se de que “quem não é visto, não é lembrado!” Portanto, não há nada de mais em pedir informações sobre a evolução do processo seletivo. Ainda mais para você que é um dos mais interessados. E não esqueça que todos que estão ali na empresa, já passaram por este mesmo desafio que você está passando.

Portanto, é chegada a hora de buscar oportunidades no mercado de trabalho. E não são todos que conseguem se colocar imediatamente. Mas tenho a certeza que, seguindo algumas destas dicas, suas chances aumentam significativamente. Boa Sorte!

Um comentário:

Attico CHASSOT disse...

Muito estimado colega Jairo!
Sou daqueles que não aderem que o ano só começa depois do Carnaval.
Olha quanto já fizemos nesse 2015.
Mas como aderes a este senso comum, desejo a ti e a teus leitores FELIZ ANO NOVO!
O tema heliocêntrico de tua blogada abstenho de comentar, mesmo que pareceu-me bem postas muitas das recomendações trazidas.
Com estima e admiração
attico chassot