26 dezembro 2015

UM ANO DE RECONHECIMENTO E LISONJA

Em nossas vidas vivemos períodos que são bastante distintos e marcantes, principalmente aqueles em que temos reconhecimento pelo trabalho que desenvolvemos. Logicamente nunca realizei minhas atividades buscando ser reconhecido pelas minhas ações. Desde cedo aprendi que tudo que pode ser feito, merece ser feito com bastante dedicação e empenho. Se é prá fazer pela metade, ou de maneira improvisada e de qualquer jeito, prefiro nem começar.

Rita Timmers, minha primeira diretora
Sou bastante agradecido a duas instituições de ensino da região metropolitana, pelas oportunidades que me proporcionaram na atividade docente, desde que aqui retornei em 2003 para retomar minha rotina. Logo em 2004, a Escola Unipacs de Esteio, pelo seu diretor Antonio Nazário, me adotou inicialmente em seu quadro de professores, quando eu ainda nem era Mestre. Sobre isso escrevi em 2014, quando fui homenageado pelos dez anos de dedicação. Depois, em 2007, encaminhava meu currículo para a Escola Factum de Porto Alegre, na grande expectativa de me tornar professor na capital gaucha, numa instituição de bastante destaque.

Em fevereiro daquele ano, fui chamado para entrevista com a pedagoga Bianca. Conversamos por cerca de meia hora, onde pude descrever toda minha trajetória até ali. Depois, a Bianca me encaminhou para falar com a diretora Rita Timmers, uma administradora muito competente e bastante preocupada com a parte humana dos recursos da Escola. Fui aprovado e contratado para fazer parte do quadro docente da Escola Factum, o que me deixou muito realizado. Aos poucos conheci a Dona Líria Perlin, representante da instituição mantenedora da Escola; uma pessoa muito dinâmica e bastante envolvida nas ações realizadas ali. 

Diretoria atual, no Factum Mais 2015
Com relação à Rita, confesso que aprendi muito com ela nestes anos todos de convivência. Também aprendi bastante com os demais colegas. Nunca esquecerei da minha “madrinha” naquele 2007, escolhida dentre o quadro docente para me amparar nos primeiros meses de adaptação na Escola. Está até hoje na escola e a considero uma grande profissional. Seu nome Simone Pereira, professora do curso técnico de enfermagem.

Posteriormente, mudamos de endereço; saímos da Rua Marechal Floriano Peixoto e fomos para um prédio totalmente reformulado, bem próximo do Centro Administrativo do Estado, da Catedral Metropolitano e do Teatro São Pedro. Só quem conheceu a antiga realidade e hoje vive nas novas instalações sabe valorizar esta mudança. Salas modernas, bem mobiliadas, climatizadas, com equipamento multimídia completo e banheiros refinados. Tudo cheirava a novo e nos deixava bastante empolgados nesta nova fase que se iniciava.

A convivência com os colegas me ensinou muito nestes anos
A Rita deixou a direção da Escola mais adiante, e uma nova direção assumiria a gestão de ensino. A enfermeira Izar Muller Behs trouxe uma postura administrativa mais contundente, com o estabelecimento de metas e normativas visando maior organização ique a Izar ali esteve, mas pela minha ótica creio que conseguiu parte do seu intento. Aos poucos também tivemos a participação da diretora administrativa Bárbara Nissola ao nosso lado, representando a mantenedora e contribuindo na nova etapa da Factum, agora no Largo João de Amorim Albuquerque.    

Com a saída da Izar em 2013, assumiu a direção de ensino a arquiteta e colega Janaína Sostisso, juntamente com a farmacêutica Raquel Bohrer. Elas imprimiram uma forma de administrar bastante inovadora, proporcionando mais liberdade de ação docente, mas com a permanência da responsabilidade como característica primordial. Esta também é a minha visão da maneira de gerir da nova direção. Tão logo assumiu o cargo, Janaína me impôs o desafio da coordenação do curso técnico em segurança do trabalho. Embora um pouco atarefado em outras atividades, e já conhecedor do desafio por ter atuado em outras Escolas no mesmo cargo, não pude deixar de aceitar. A partir de 2014 assumi a coordenação.
Foi na Escola Factum que tive prestigiada minha primeira publicação

Desde então convivo com esta administração e me considero parte, vendo e comprovando a dificuldade de certas tomadas de decisão a rotina da administração escolar. E fiquei muito lisonjeado com o reconhecimento do meu trabalho neste final de 2015, ao ser distinguido com o Troféu “FACTUM MAIS”. Este é um reconhecimento entregue a cada final de ano pela direção da Escola aos três docentes cujo trabalho obteve destaque no período. Agradeço o reconhecimento e certamente continuarei procurando tornar esta Escola distinguida no cenário educacional gaúcho. Creio que a educação está realmente no meu DNA, e que quando as oportunidades aparecem, como esta que me surgiu na FACTUM em 2007, é possível dedicar empenho e energia para formar profissionais de destaque no mercado de trabalho.                                                                                                                                                               

Um comentário:

Attico CHASSOT disse...

Meu caro Jairo!
Perdoa-me a pretensão: tu seres galardoado com o Troféu “FACTUM MAIS”, faz-me sentir também um pouco homenageado. As vitórias de nossos alunos são muito nossas.
Com admiração adito meus votos de que no 2016 bissexto que se avizinha tenhas continuados e merecidos reconhecimentos. attico chassot
mestrechassot.blogspot.com
www.professorchassot.pro.br