10 junho 2016

UMA NOITE FRIA, MAS MEMORÁVEL...

Apesar do inverno que precocemente deu as caras por aqui, a noite desta quinta-feira, dia 09 de junho, foi de muita emoção para mim. Fui convidado pela Factum Faculdade e Escola Técnica onde atuo desde 2007, para falar das competências necessárias aos alunos da ciência prevencionista, curso Técnico em Segurança do Trabalho. Mas não poderia assumir esta tarefa sozinho. Por isso, fiz um convite a dois muito queridos ex-alunos que estiveram comigo há pouco tempo: a Paula Gabriele Rojas e o Cesar Augusto Pulgati.

A Paula agora é técnica da Cia Riograndense de Saneamento (CORSAN), e tem sua base de atuação no município de Triunfo, mas deslocando-se por toda a região e atendendo outras unidades. O Cesar que é técnico da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) começou sua trajetória na empresa de energia elétrica no município de Osório, e atualmente está trabalhando na capital, no setor de obras civis de subestações.

Paula Gabriele e Cesar Pulgati, meus convidados da noite 
A noite iniciou com minha fala sobre a importância de se entender a relação Empregado e Empregador, e de que forma isto deve ser visto por quem está buscando oportunidades no mercado de trabalho. A seguir, procurei mostrar as diferenças do profissional do século XX, e da realidade que se mostra cada vez mais modificada no novo século. Se anteriormente havia maior segurança, formalidade nos contratos e garantias de emprego, o mundo atual é prenhe de incertezas.

Na sequencia, pedi aos meus convidados que nos dissessem quais os maiores desafios enfrentados no início de carreira. Falaram da dificuldade em estabelecer uma rotina de trabalho, e também da credibilidade necessária ao se defrontarem com funcionários relapsos e empresários negligentes em relação à cultura de segurança. Tanto Paula quanto Cesar disseram que, por vezes, adotaram posturas radicais para conseguirem seus intentos na defesa da segurança dos trabalhadores, pois havia condescendência por parte de alguns superiores hierárquicos, e que estes pouca preocupação demonstravam nestes sentido.

Dicas do Consultor Rui Rocha de como trabalhar sob pressão

Aproveitando o momento, eu trouxe os dez fatores de avaliação apontados pelo Prof. Simon Franco como significativos por parte das empresas, tais como: apresentação pessoal, facilidade de relacionamento, criatividade, capacidade de observação e de persuasão, alem de resistência emocional. Um vídeo sobre “Trabalhar sob Pressão” do consultor Rui Rocha foi muito bem aceito, com os alunos bastante atentos ao assunto. Também foi motivo de discussão pelos presentes, instigados pela presença da Paula e do Cesar.

Os presentes tiveram a experiencia dos ex-alunos Paula e Cesar
Ao final, muitas perguntas suscitaram a importância do evento, cujo tempo se mostrou demasiado exíguo. O final foi majestoso, com o vídeo de Daniel Godri fechando a noite com sua analogia da Rosa e do Repolho. Houve uma manifestação de agradecimento aos convidados com uma fervorosa salva de palmas. Meu sentimento, e certamente do público que ficou até o fim, foi de realização e júbilo. Tomara consigamos repetir isso em outras oportunidades. Que venham outras Semanas Técnicas.  

Um comentário:

Attico CHASSOT disse...

Jairo, meu caro!
Admirável a oportunidade que ofereceste para a Paula Gabriele Rojas e o Cesar Augusto Pulgati. É muito bom ver nossos ex-alunos fazendo pareceria conosco. E filho de tigre, sai pintado. Eu, que o diga, de meu sempre querido orientando.
attico chassot
Www.professorchassot.pro.br
Mestrechassot.blogspot.com