22 abril 2017

MODELO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Esta semana, a Faculdade Factum se faz representar na 9ª Missão Técnica Semesp que visita alguns países nórdicos em busca de tecnologia na área de educação. A Diretora Administrativa, Bárbara Nissola, e Diretora de Ensino, Janaína Sostisso, vão em busca de novidades que possam aprimorar as estratégias aplicadas à nova fase que vive a instituição.
Os países nórdicos constituem uma região da Europa Setentrional e do Atlântico Norte, composta pela Dinamarca, Finlandia, Islandia, Noruega e Suécia. A região de cinco estados-nação compartilha uma história em comum, bem como afinidades culturais e sociais em suas respectivas sociedades, com reflexo nos sistemas políticos e no modelo nórdico. Politicamente, os países nórdicos não formam uma entidade separada, mas cooperam no âmbito do Conselho Nórdico e, em menor grau, da União Europeia.
Mapa da Europa Setentrional mostra os países
que compõem a região nórdica

Linguisticamente, a área é dominada pelas línguas nórdicas – o dinamarquês, o sueco, o norueguês, o feroês, o islandês e pelo finlandês. Os países nórdicos têm uma população combinada de cerca de 25 milhões de pessoas espalhadas por uma área de terra de 3,5 milhões de km².

Os países nórdicos estao entre os maiores índices de desenvolvimento humano mundial, tendo a Noruega ocupando o primeiro lugar e a Dinamarca o quarto lugar. Suécia e Noruega ocupam também posição de destaque no PIB Mundial, com um montante de 400 bilhões de dólares anual.

A região é considerada a terra natal dos “Vikings”. Depois de ocuparem varios territorios da Europa Setentrional e regiao norte, as incursões vikings cessaram no final do século XI, com a consolidação dos tres reinos escandinavos: Noruega, Dinamarca e Suécia. A difusão do Cristianismo fragilizou os valores guerreiros pagãos, o que acabou fazendo sumir o espírito bélico daquela população e foram absorvidos pelas culturas com as quais haviam se envolvido.

Modelo prisional da Noruega mostra realidade muito diferente
da que conhecemos
A região é conhecida por ser muito fria, e muitos procuram seus países para encontrar neve e temperaturas baixas. Na capital da Noruega, Oslo, as temperaturas maisl altas não passam de 20 graus no verão, enquanto que no inverno os termometros costumeiramente marcam -6ºC. A Finlandia também possui temperatura máxima de 21ºC no verão e mínimas de -8ºC no inverno.

Outro aspecto interessante dos países nórdicos é que eles possuem uma das menores taxas carcerárias mundiais. A Islândia, por exemplo, possui 44 presos a cada 100 mil habitantes. Finlândia e Suécia possuem entre 55 e 57 presos por 100 mil habitantes, enquanto a Dinamarca tem 61/100 mil e Noruega, 71/100 mil.

Para efeitos de comparação, O Brasil possui mais de 300 presos por 100 mil habitantes.

Sala de Aula de escola na Finlândia
O modelo de educação nestes países tem suscitado inúmeras visitas internacionais para conhecer como são formados alunos e alunas que possuem o melhor desempenho em concursos internacionais. A Finlândia costuma ficar em primeiro ou segundo lugar nestas competições, onde há testes de disciplinas como Redação, Interpretação, Matemática e Ciências.

Algumas características do Ensino Básico nos países nórdicos chamam a atenção e podem ser considerados os pilares deste sucesso:

1)    Todas as escolas são públicas e oferecem, além do ensino, serviços médicos e dentários e a alimentação.
2)    Todas as crianças tem direito ao mesmo tipo de ensino, não importa se é filho de ministro ou garçom.
3)    Os professores são escolhidos entre os melhores colocados nas graduações com especializações pedagógicas.
4)    Qualquer criança que necessitar dispõe de um professor particular em casos de reforço escolar.
5)    Nos primeiros anos de aprendizado as crianças não são submetidas a nenhum teste de conhecimento.
6)    Os alunos são incentivados desde cedo a falarem mais do que os professores nas salas de aula. (Pesquisas tem demonstrado que o professor fala 85% do tempo de sala de aula).

Diretoras Bárbara e Janaína experimentam
o frio da região
Mas uma característica importante dos países nórdicos para fechar a postagem desta semana, é que naquele território os políticos são tratados de maneira muito diferente daquela que conhecemos. Parlamentares suecos, por exemplo, vão de ônibus para o trabalho, e viram manchete de jornal quando se atrevem a pegar taxi com dinheiro do contribuinte. Vivem em apartamentos funcionais que chegam a ter 18 metros quadrados, e onde não há comodidades como máquina de lavar – as lavanderias são comunitárias.

Mas isso é assunto prá outra hora. Por enquanto, indico um livro que li recentemente da jornalista Claudia Wallin: “Um país sem excelências e mordomias”. Vale a pena conferir.

Fica a expectativa do retorno da Bárbara e da Janaína para vermos o que trazem na mala.

Fonte: Wikipedia, Pragmatismo Político, Claudiawallim.com.br   

Nenhum comentário: