26 setembro 2010

PRIMEIRA EQUIPE FEMININA DO BRASIL

Recebo do Elton Fagundes da STONEHENGE Alpinismo Industrial (http://www.stoneh.com.br/), empresa especializada em Resgate e Trabalho em Altura, notícia referente à primeira equipe de resgate totalmente feminina no Brasil, formada para atender as atividades da empresa nas paradas de manutenção. Entre as meninas que compõem a equipe, sinto orgulho de ter ex-alunas de escolas onde atuo.

Portanto, aqui vai a notícia em primeira mão no Blog.

A Stonehenge Mountain mais uma vez inova como empresa de resgate, no estado e talves no Brasil. Ser uma das empresas com maior número de paradas de manutenção no Brasil, nos traz mais responsabilidades. Este tipo de trabalho requer pessoas, treinamento e equipamentos o que se conhece de mais avançado e moderno no Brasil e no mundo.

A empresa contratou 8 mulheres para atuarem como Resgatista na parada de 2010 da refinaria Alberto Pasqualini ( Refap).Fato que constamos ser inédito no Brasil.

São técnicas de enfermagem e técnicas de segurança do trabalho.

As resgatistas aprendem na teoria e na prática, de maneira segura e efetiva com técnicas atuais, através de uma combinação de apostilas, aulas teóricas, vídeos, datashow, treinamento prático, individual e em equipe no Simulador CT BIG WALL , seguindo um currículo baseado na NR 33 e na NBR 14787, além da normativa internacional (OSHA, NFPA, NIOSH, etc.), e são avaliadas por testes e exercícios elaborados.

A versatilidade do CT BIG WALL permite configurá-lo como "espaço confinado representativo" (conforme a NBR 14787 - 13.d & e) para simular todos os possíveis cenários de acidentes identificados na análise de risco (tanques, dutos, bueiros, galerias, etc., trate-se de estruturas horizontais ou verticais), e nele efetuar a capacitação de resgatistas, incluindo técnicas especializadas e simulados de complexidade progressiva.

Quebra de paradigmas foi nosso objetivo com a contratação de mulheres resgatistas, pois neste caso estamos falando de garantias da vida dos trabalhadores.

Atuarão contribuindo na prevenção de acidentes e se necessário no resgate de trabalhos em altura e espaço confinado, dando suporte ao restante da equipe de resgatista, no total de 52 Resgatista.

O conceito de espaço confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meio limitado de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

Desde uma pequena empresa como uma padaria ou uma grande petroquímica pode possuir espaços confinados. É um local de alto risco, onde qualquer acidente pode ser fatal. O mais importante para minimizar os riscos é trabalhar sempre na prevenção e conscientização dos profissionais envolvidos, bem como a comunidade num todo.

Resgatistas

Huda Mitri Abu Hajar – TE – Escola Dr. Aldo Conti Sarandi/RS
Schirlei Batista dos Santos – TS – Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha/RS
Mirian dos Santos – TE – Escola de Enfermagem da Paz/RS
Evelise Fatturi – TE – Escola Factum/RS
Mônica de Moraes Quines – TE – Escola Lafayete
Patricia Vitorino – TE – Senac Saúde
Daiane Velasques Messias – TS – Escola Cenessista Maximiliano
TS.Rosa Lúcia Saldanha de Menezes Oliveira – TS – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia RS – IFERS/ Campus POA. (Antiga ETCOM UFRGS).

FICO AQUI TORCENDO PELA STONEHENGE E PELA PRIMEIRA EQUIPE FEMININA DE RESGATE E TRABALHO EM ALTURA DO BRASIL.

"PARABÉNS A ELAS PELA CORAGEM E PARABÉNS AO ELTON PELA INICIATIVA."

Um comentário:

jolcemar disse...

tchê!foi com imença satisfação que também participei do quadro de funcionários da sthone,como prof. de acesso por corda, é claro que foi melhor ainda estar acompanhado desta equipe de belicimas proficionais.
Tenho a serteza que todos os prof. de acesso e resgatista tiveram um ótimo aprendisado.
Um abraço!Jolcemar.