31 dezembro 2011

RETRÔ 2011: O ANO NA VISÃO BLOGUEIRA

Muitas coisas foram motivo de comentário aqui neste espaço em 2011. E com a chegada do final do ano, também sou adepto das retrospectivas. Não por aderir ao modismo dos órgãos de comunicação, mas para trazer um balanço aos meus leitores fiéis. Vamos desvelar agora aquelas notícias que considero, numa presunçosa visão unilateral, mais significativas que a cada mês aqui foram destaque.

JANEIRO

Comecei o ano dando destaque para a posse da primeira mulher presidente do Brasil. Ou como ela mesma se intitulou, Presidenta do Brasil. Conseguiu algumas coisas no seu primeiro ano de mandato, mas o que mais me impressionou foi a maneira de afrontar a corrupção em seus ministérios, mesmo que os ministros denunciados fossem caindo um a um como peças de dominó. Falei também no dia 10 de janeiro sobre a Rede Globo e de sua falsa Responsabilidade Social tão propagandeada no iunício do ano, quando se sabe que pela manhã cedo exibe programas de educação, quando quase ninguém está acordado, e à noite nos enche de pornocenas, nas novelas que buscam conquistar audiência a qualquer custo, como hoje ainda estamos vendo. Também falei da tragédia natural que assolou o estado do Rio de Janeiro, no dia 15 de janeiro. A feminizaçao da segurança do trabalho foi tema da edição do dia 22 de janeiro. Mas uma notícia muito dura para mim, e que iria marcar o ano de 2011, foi a morte de meu parceiro e companheiro de jornadas musicais desde a adolescência, Betinho Medeiros. Em meio a uma cirurgia emergencial, o coração dele nos abandonou, deixando-nos órfãos de um grande talento musical.

FEVEREIRO

O mês de fevereiro trouxe uma crítica ao programa esdrúxulo e ridículo exibido pela Venus Platinada no início do ano. O midiático Big Brother onde três instituições se locupletam com o dinheiro da população: seu animador Pedro Bial, a Central de Produções Globo e a empresa telefônica como patrocinadora. Depois, em 11 de fevereiro, a edição trouxe um dos primeiros resultados da Primavera Árabe, a queda do presidente do Egito, Hosni Mubarak, que aos 82 anos, depois de trinta no poder, entregou o cargo ao exército. Na seqüência trouxe as absurdas aposentadorias especiais de governadores de estado, onde nosso governador recém empossado figurava entre os muitos beneficiários; assunto que pelo jeito foi esquecido. Curta memória do povo brasileiro.

MARÇO

Este foi o mês da tragédia nipônica, onde tivemos a oportunidade de assistir quase que em tempo real a chegada de ondas gigantescas às pequenas cidades da costa nordeste japonesa, varrendo tudo que encontrava à sua frente. Lembrei palavras de Lutzenberger e de Lovelock. Depois me arrisquei a comprovar de que o ano só começa para nós neste mês das águas, embora dezembro e janeiro já tenham requerido o título ano após ano, tal a intensidade pluviométrica neste período. Chamei a atenção para a importância da educação no caso do Japão recém destruído, onde se imaginava que pudessem ocorrer saques entre as ruínas do tsunami. Foi notória a ordem e a disciplina demonstrada novamente pela população nipônica diante do caos estabelecido. Alguém duvida que em breve o pais estará em ordem novamente?\

ABRIL

Começamos o mês chamando a atenção para o atentado em Realengo no Rio de Janeiro, onde Wellington Menezes de Oliveira invadiu uma escola e abateu alunos em sala de aula. E nós que achávamos que isso só acontecia nas escolas ricas do interior dos Estados Unidos. O dia 28 de abril teve repercussão nacional, e aqui no Rio Grande do Sul, várias atividades marcaram o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. Houve palestras e seminários em varias instituições, com destaque para o Seminário da Automasafety na Fiergs e outro seminário na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na avenida mauá.

MAIO

O mês marcou a denúncia do trabalho escravo novamente aqui no Blog, chamando a atenção para autuações de empresas e libertação de trabalhadores em condições de escravidão nas cidades de Ipumirim, Santa Catarina, e Encruzilhada do Sul e Butiá, no Rio Grande do Sul. Mais uma vez houve mostra de que essa realidade não é exclusiva das regiões Norte e Nordeste. Maio também foi um mês de chorar nossos mortos em defesa da causa ambiental. Foram assassinados José Claudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo, casal que defendia a floresta e havia denunciado o envolvimento de três madeireiras da região de Nova Ipixuna, no Pará, em crimes ambientais. Hoje ainda se pergunta onde estão os assassinos.

JUNHO

A ética e a moral foram trazidas neste mês, evidenciando de que forma elas adentram o espaço da educação. Muitas contribuições recebi de colegas e alunos sobre o tema. Neste mês inaugurei um espaço de entrevistas, onde o engenheiro da Prefeitura Municipal de Porto Alegre foi convidado para trazer sua experiência diante do Depto de Esgotos Pluviais. Foi muito interessante ter a visão crítica do Luiz Francisco Lopes sobre a alta de legislação de Segurança do Trabalho que contemple os trabalhos em órgãos públicos. Posteriormente formamos uma parceria que ultrapassou os limites da sala de aula.

JULHO

O segundo semestre de 2011 iniciou com a SIPAT da Escola Técnica Cristo Redentor, onde muitos temas foram motivo de discussões e alertas para alunos e alunas do curso técnico de segurança do trabalho. Mais uma vez tive o privilégio de contar com o Prof. Daniel Mainero em teleconferência realizada desde Buenos Aires para os alunos da Escola Factum. Novamente colocamos a tecnologia a serviço da educação, e o resultado foi magnífico. Isso só vem corroborar que a escola e o conhecimento cada vez mais desconhece fronteiras.

AGOSTO

O mês começou com um apelo dramático, a seca continuada num país do chifre africano e que determina a morte de cerca de 2.000 somalis diariamente. Além disso, a guerra civil que ocorre desde 1991 faz com que até a ajuda internacional seja difícil no país. O apelo ficou, mas o caso continua sem solução, por vezes intensificado, por outras amenizado. Na metade de agosto chamava a atenção para eventos ocorridos em Londres, onde vários atentados com incêndios de carros e outros mais, demonstravam o descontentamento dos desempregados com a falta de oportunidades. Dizia que esse era um perigo que rondava o continente europeu, como hoje já se vislumbra em função da crise econômico mundial. No dia 19 destaquei a posse do ministro da agricultura Mendes Ribeiro Filho, cuja vaga na Câmara daria espaço para o deputado Eliseu Padilha. O título da edição dizia: Um gaucho no governo, um corrupto na Câmara.

SETEMBRO

A quantidade de acidentes de trabalho ocorrida na construção civil foi tema do inicio de setembro, onde chamei a responsabilidade do segmento. Uma das tragédias se deu num elevador de serviço próximo à av. João Pessoa, e outra em obra do DMAE, na zona sul de Porto Alegre, onde um trabalhador morreu soterrado e outro levou dois dias para ser retirado dos escombros, já sem vida. No mesmo mês mostrei alguns projetos absurdos que nossos representantes levam para aprovação na Câmara Federal. Cabe ressaltar alguns de valor, como o caso do deputado Onofre Santo Agostini, de Santa Catarina, que propõe que as empresas com mais funcionários contratem um numero maior de técnicos de segurança do trabalho.

OUTUBRO

O mês de outubro nos mostrou a inauguração de parcerias interessantes, como aquela surgida com o Prof. Gustavo Oliva. Fizemos na Escola Técnica Cristo Redentor uma palestra sobre Pressões Anormais, onde o Gustavo trouxe toda sua experiência para falar da anatomia humana quando submetida às pressões hiperbáricas e pressões hipobáricas, como no caso dos mergulhadores e dos trabalhadores da aviação. Também no inicio do mês, mais uma vez o trabalho escravo virou notícia. Só que desta vez foi o Ministério do Trabalho e Emprego que publicou a Normativa 91, cujo teor traz as sujeições a que se submetem empresas que forem pegas com trabalhadores nestas condições. Um pequeno avanço diante de tanta irregularidade detectada pelo Ministério Público. Por fim, trouxe ainda um exemplo de que a natureza é capaz de reagir aos maus tratos impostos pelo homem, no florescimento de um ipê em plena avenida, e que fora transformado em poste de energia elétrica.

NOVEMBRO

O último mês de 2011 trouxe comentários sobre a importância da leitura, e do quanto ela é capaz de transformar as pessoas e de torná-las mais cidadãs, aproveitando o momento da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre. Depois, no dia 20 de novembro, inspirado por uma revisita que fiz à capital federal, resolvi trazer alguns sabores brasileiros que pude resgatar neste passeio, tais como a carne de sol, o frango a passarinho, a costelinha de porco e o xis polenta; todos pratos saborosos de regiões distantes umas das outras, mas que azem do Brasil um lugar de muitas qualidades na alimentação. No dia do Técnico de Segurança do Trabalho, 27 de novembro, fiz uma homenagem aos alunos e alunas. Por causa de uma mudança de residência me envolvi com um grande aborrecimento, as operadoras de telefonia e seus teleatendimentos. Minha decepção se transformou em uma edição do blog também neste mês.   

DEZEMBRO

O mês derradeiro de 2011 teve a marca de outra denúncia, a liquidação de uma das últimas áreas verdes de Canoas em prol do progresso e desenvolvimento da região. Mais uma vez a Prefeitura petista canoense se rende ao canto da sereia do empresariado gaúcho, para acabar com o verde que ainda resta e dar vez novamente a alguns empresários que ocupam as terras e nada devolvem ao povo do município. É uma matéria para ser revista e rediscutida em 2012, quem sabe até com denúncias populares ao Ministério Público. Na última semana do ano, o destaque coube ao I Encontro de Ex-Alunos. Realizado na Pizzaria Tommatti’s, a 200 metros da Estação Centro de Canoas do Trensurb, reuniu alguns ex-alunos e alunas para confraternizar, juntamente com parceiros e empresas identificadas com a segurança do trabalho. Além da alegria do reencontro, ficou a promessa de se repetir em 2012, com maior número de presentes e troca de novidades.

FELIZ 2012 PARA TODOS!!!
Que Deus nos abençoe com Paz e Saúde!!!

2 comentários:

Attico CHASSOT disse...

Muito estimado colega e amigo Jairo, excelente a retrospectiva 2011 mixando internacional/nacional/local com o teu fazer Educação e com algumas trazidas de teu blogue.
Foi uma gostosa viajada naquele que há algumas horas passa ostentar o ‘rótulo: ano passado.’
Aproveito para desejar que os 366 dias do assim chamado ‘ano novo’ sejam os melhores para ti, para os teus familiares e alunos e também para os privilegiados leitores deste blogue.
Com admiração teu leitor dominical

attico chassot
http://mestrechassot.blogspot.com

Brukutu disse...

As questões da falta de água para a população Africana é definitivamente uma lamentável realidade, como forma de controle do poder, basta apenas ter sob seu domínio o mais básico dos recursos para a sustentação da vida.
Triste!

Uilson Carvalho.