08 setembro 2012

MESÁRIO: TRABALHO VOLUNTÁRIO OU EXPLORAÇÃO?

Médico Sem Fronteiras - Assistência em todo o mundo


Tenho grande admiração pelo trabalho voluntario. Quem ainda não participou deste tipo de atividade, não sabe quanto prazer se tem ao dispensar tempo em prol de uma causa, em prol de pessoas, em prol de comunidades. É muito gratificante observar a alegria estampada no semblante das pessoas beneficiadas. É esse o pagamento que se tem com o trabalho voluntário, a alegria dos beneficiados. 

Se vocês ainda não tiveram esta experiência, aconselho procurar instituições que trabalham esse tipo de atividade. E são inúmeras de credibilidade e com contribuições relevantes. As redes sociais e paginas da internet trazem varias alternativas. Basta que se jogue nos buscadores da rede mundial as palavras “trabalho voluntario” para ter acesso a uma infinidade de instituições solidárias. Há neste rol instituições como o Médicos Sem Fronteiras (www.msf.org.br), o CVV – Centro de Valorização da Vida (www.cvv.org.br), Amigos da Escola (www.redeglobo.globo.com/amigosdaescola), Anjos da Noite (www.anjosdanoite.org.br), e até mesmo a nossa conhecida Parceiros Voluntários (www.parceiros.org.br).

Instituições de Ttrabalho Voluntário no Brasil
O verdadeiro Trabalho Voluntário traz benefícios também para quem está em busca de emprego, de alguma oportunidade. A satisfação de estar auxiliando e com dedicação pode despertar o interesse que muitas vezes nem se imagina. Interesse de empresas que observam no  voluntario muitas das qualidades que está buscando em um profissional no mercado de trabalho. Por isso, ao invés de ficar se lamentando pela falta de oportunidades, engaje-se num trabalho voluntario. E posso falar disso como testemunha.

Em 2004, quando retornei ao Rio Grande do Sul, vindo de Brasília, onde havia morado desde 1994, somente minha esposa possuía emprego fixo, pois fora transferida. Eu tive que buscar alternativas, e como não era muito conhecido, resolvi investir no trabalho voluntario. Em outros lugares onde morei, como em Blumenau, Santa Catarina, nos idos de 1988, já havia realizado um tipo de trabalho assim. Fui Atendente Voluntário no CVV – Centro de Valorização da Vida. Um trabalho sensacional, onde pessoas atormentadas por vários distúrbios como álcool, drogas, separação etc, ligavam para aconselhamento. Como aprendi naquele momento.  Mas ao chegar naquele ano, procurei a instituição Parceiros Voluntários em Canoas. Propus à Giane, coordenadora local, ministrar palestras sobre o combate ao desperdício de alimentos, de energia elétrica e de água potável nas escolas publicas da região.

Preparei um material com o nome “A Farra do Desperdício”, em homenagem à obra de Jose Lutzenberger, personagem que admirava e admiro até hoje.

O TSE convoca os Mesários Voluntários para as Eleições 2012
Tive bastante êxito no meu empreendimento.  A Giane me abriu as portas de várias instituições: escolas, clubes de mães, clubes de serviços e outros. Houve momentos em que numa palestra eu já engatilhava outros compromissos por convite dos próprios responsáveis e participantes locais. E assim, assumi uma agenda extensa até que fui chamado pelo SENAI e depois por Escolas Técnicas da região. Jamais vou esquecer desta etapa da minha vida, onde aprendi a importância de realizar trabalho sem remuneração. Isso também me fez adquirir confiança no meu potencial. Aumentou minha autoestima, apesar de estar desempregado.

Em 2005, fui voluntario no Fórum Social Mundial de Porto Alegre, em seu retorno à capital gaúcha depois de 2001. Fiz parte da equipe de recepção dos convidados de língua espanhola, onde pude aprimorar meus conhecimentos no idioma e trocar inúmeras experiências.

Por isso tudo, indico a vocês em início de carreira, ou que estão em busca de uma nova oportunidade e enviando currículos sem muito sucesso, que procurem o trabalho voluntario neste momento. Além do aprendizado e da conquista da confiança própria, o trabalho voluntario vai contribuir para que se realizem como pessoas e cidadãos. Mas não nestes trabalhos de exploração travestidos de trabalho voluntario.

Mesário Voluntário - trabalho ou exploração?
Pois tem um tipo de trabalho voluntario que sou avesso, o de Mesário Voluntário. E digo por quê: considero esse trabalho uma autêntica exploração das pessoas. A mim denota tomar de proveito uma mao-de-obra que deveria ser remunerada para tal função. E olha que já fui Mesário e até Presidente de Mesa de eleições passadas, décadas atrás. Mas o contexto era outro, até porque os salários dos funcionários dos Tribunais Eleitorais não atingiam estas cifras estratosféricas de hoje. Então, como se convocam pessoas para este trabalho sem sequer se retribuir com qualquer remuneração? Considero isso uma Exploração do Voluntariado.

E se nas eleições deste ano ocorresse uma greve de mesários voluntários? Será que a categoria não poderia mostrar sua força neste dia? Aliás, aqui vai uma sugestão: "Que tal fundar-se o Sindicato Nacional dos Mesários Voluntários, que se reuniria a cada dois anos para reivindicar melhores condições de trabalho e remuneração digna?" Observem que quem paga aqueles salários extravagantes dos Tribunais Eleitorais são os impostos das mesmas pessoas que se disponibilizam a este trabalho "exploratório" voluntário. Que contrasenso!!! Não acham? 

Um comentário:

Attico CHASSOT disse...

Meu caro Jairo,
curti o teu preâmbulo, discordo da tese. Pagar mesários e outros que trabalham nas eleições traria um custo milionário ao erário; depois, privaria a muitos possibilidade de atos de civismo.
Com muita admiração

attico chassot