18 julho 2014

TRIBUTO A MANDELA E ZOCCHIO

18 de Julho: dia para lembrar os ensinamentos de Mandela
Depois de encerrada mais uma Copa do Mundo, esta é uma semana para relembrar dois personagens de nossa história; duas figuras importantes que trouxeram marcas para nós e para as comunidades onde viveram, ou fizeram a diferença na vida de outras pessoas. 

Uma delas timbrou o cenário mundial por seu exemplo de vida e pelo legado que deixou para seu povo. Neste dia 18 de julho, pela data de seu nascimento, comemoramos o Dia Internacional de Nelson Mandela. Dia instituído pela ONU em novembro de 2009, onde se comemoram a liberdade, a justiça e a democracia. É dele a frase que resume muito do que este homem pensava e o que representou: “O que realmente conta na vida não é apenas o fato de termos vivido; é a diferença que fizemos nas vidas dos outros que determina importância da nossa própria vida”.

Os Caminhos de Mandela
Sempre fui um grande admirador de Mandela, e li alguns autores biográficos para conhecer melhor sua trajetória. Personagens como ele não sao muito comuns; eles nao nascem todo dia. Por isso, quando estão entre nós, são capazes de tornar inesquecível sua trajetória. Para aqueles que sentirem um pouco de curiosidade e avidos em conhecer melhor o que fez, recomendo o título “Os Caminhos de Mandela: lições de vida, amor e coragem”, do jornalista e escritor estadunidense Richard Stengel. Excelente leitura.

Outro personagem marcou o cenário nacional, e também não deve ser esquecido por nós que labutamos na ciência prevencionista, seja como engenheiros, técnicos, especialistas e até mesmo docentes. E quem me trouxe a notícia foi o Prof. Attico Chassot no início da semana; até então estava alheio aos fatos. Pois, no último dia 02 de julho nos deixou Álvaro Zocchio, um pioneiro da segurança do trabalho em nosso país. Com inúmeros livros escritos sobre o tema, Zocchio trouxe em 1957 diversas práticas dos Estados Unidos, ate então desconhecidas para nós, quando lá esteve realizando estudos por sete meses. Como funcionário da General Motors por muitos anos, Zocchio tornou-se um especialista na área, publicando livros sobre acidentes de trabalho, trabalhando na produção dos primeiros equipamentos de proteção individual disponíveis por aqui, e também ministrando cursos e palestras sobre os temas. Foi um dos fundadores da Associação Brasileira dos Profissionais de Segurança e Saúde no trabalho e Meio Ambiente – a Abraphiset.
Alvaro Zocchio: um pioneiro 

Segundo reportagem da Folha de São Paulo, Zocchio gostava de auxiliar os netos em suas tarefas escolares, além de um adepto na lida com plantas e jardinagem. Na festa de aniversario de um ano de um dos netos, chegou a assumir a decoração, onde a temática era “náutica”. Entao resolveu esculpir barcos de isopor e desenhos recortados em papel.

Foi casado com D. Odila por 47 anos, que ainda conheceu jovem em Pedreira – SP, onde ele também nasceu.

Entre suas obras escritas estão “Vítimas, Causas e Cumplices de Acidentes de Trabalho” e “Como entender e cumprir as obrigações pertinentes a Segurança e Saúde no Trabalho”, ambas pela Editora LTR. Em parceria com Luiz Carlos Ferreira Pedro escreveu uma obra direcionada aos cuidados com máquinas, denominado “Segurança em Trabalhos com Maquinaria”, antecipando alguns itens que posteriormente estariam contidos na NR 12 revisada recentemente.  

Algumas obras de Zocchio
Fica então a lembrança destes dois personagens que marcaram nossas vidas, um pela dedicação extremada à liberdade e à justiça de seu povo, e outro porque trouxe para os trabalhadores do nosso país uma significativa contribuição na melhoria das condições do ambiente laboral.  

Um comentário:

Attico CHASSOT disse...

Meu caro Jairo,
sinto-me distinguido por ter podido compartilhar contigo a tessitura desta edição.
Um e outros dos homenageados merecem nosso respeito.
Com estima
attico chassot