04 novembro 2008

III SIPAT NA ESCOLA FACTUM


Mais uma vez a Escola Factum de Porto Alegre promove sua SIPAT anual, trazendo palestras e atividades que envolvem todos os alunos e professores durante uma semana. A abertura da Semana Interna ocorreu na noite desta segunda-feira, dia 03 de novembro, nas dependências da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, mais especificamente no aconchegante anfiteatro Hugo Gerdau.

Inicialmente a diretora de ensino, Rita Timers Townsend recebeu a todos os presentes e falou da importância do evento para todos os cursos, já que o objetivo da semana também é promover a integração geral de alunos e professores. A seguir, Rita chamou o palestrante convidado da noite, o técnico de segurança Cosmo Palásio, uma referência nacional em eventos da área.

Cosmo falou das peculiaridades do ofício do técnico de segurança e do quanto muitas vezes estes profissionais falham por se apegarem em demasia às questões legais, em detrimento de uma atuação com foco em resultados práticos. Destacou a importância desses profissionais estarem atentos ao que a empresa espera deles. Ou seja, o técnico de segurança, segundo ele, deve possuir a capacidade de construir um modelo preventivo para a empresa.

Em outro momento Cosmo disse da necessidade de estarmos sempre buscando a "melhoria contínua", enfatizando que também nesta profissão há que se ter noções fundamentais de ferramentas administrativas como o Ciclo PDCA.

Um outro destaque na fala do palestrante foi a trazida de dois grandes paradigmas existentes na concepção dos profissionais de segurança, paradigmas estes que devem ser revistos. São eles o de que "todo empresário é um demônio" e de que "todo o operário é burro". Cosmo disse que enquanto estes tabus não forem extraídos da mente de muitos profissionais, não haverá fórmula mágica de transformar o ambiente de trabalho acessível a uma boa política de segurança.

Finalmente, Cosmo Palásio disse que a maior habilidade que um técnico de segurança deve ter em seu currículo é "aprender a arte de se comunicar corretamente com as outras áreas da empresa". Finalizando agradeceu a todos e foi saudado com palmas pelo público.

A Diretora de Ensino, Rita Townsends, garantiu o retorno do palestrante em outra oportunidade para a elaboração de oficinas e sua participação em atividades extras.

Na sequência falou o presidente do SINDISAÚDE - RS, João Roberto Menezes, que relatou sua trajetória a frente da instituição e disse das dificuldades que tem sido enfrentadas pelos profissionais da saúde, principalmente com relação aos altos índices de acidentes ocorridos nos últimos anos.


A III SIPAT prossegue durante toda a semana, com atividades diversas envolvendo alunos e professores nas dependencias da Escola, na rua Marechal Floriano Peixoto, 185, no centro de Porto Alegre. As portas da escola estão abertas para o público que quiser visitá-la.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mt bom o blog
depois da uma passadinha lá no meu

mundodosalimentos.blogspot.com