23 janeiro 2009

ANÁLISE DE ACIDENTES DE TRABALHO FATAIS NO RS

Esta semana passada recebi do Dr. Roque Puiatti a publicação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Sul (SRTE/RS), Análises de Acidentes do Trabalho Fatais no Rio Grande do Sul, que foi lançada no dia 18 de dezembro do ano passado na sede do órgão. Na oportunidade não pude comparecer ao evento, mas tive a promessa cumprida do Dr. Roque em me enviar um exemplar.

Tão logo o carteiro entregou-me a encomenda, retirei-a do pacote e passei à leitura. Supunha que a leitura de relatórios de análise poderia ser deveras intediante. Mas qual não foi minha surpresa! Um livro extraordinário com abordagem pedagógica sobre os eventos fatais ocorridos nos últimos anos no Estado, enfatizando aspectos da legislação e chamando a atenção para a negligência por parte das empresas no trato das condições de trabalho.

Quanto ao seu conteúdo específico, não quero agora aqui discorrer maiores considerações a respeito da publicação, até porque, ainda estou envolvido em sua leitura e, tão logo emerja de suas páginas, nos próximos dias trarei aos meus leitores uma resenha mais significativa da obra. O que posso afirmar de imediato é que o livro "Análise de Acidentes de Trabalho Fatais no Rio Grande do Sul" será obra obrigatória do acervo de qualquer profissional ou instituição que se dedique aos cuidados da saúde e à proteção da vida dos trabalhadores de nossa região. As ilustrações e o formado da obra denotam o capricho despendido pelos editores, além da linguagem acessível e do conteúdo essencialmente didático.

Segundo a página na internet da SRTE-RS:

"O livro com 335 páginas reúne gráficos, relatórios ilustrados com fotos e experiências observadas durante as auditorias dos acidentes de trabalho com base nos dados do Sistema Federal de Inspeção do Trabalho (SFIT), de agosto de 2001 a dezembro de 2007 e em grande acervo documental do MTE.
O objetivo da publicação é apresentar à sociedade as análises de acidentes fatais, divulgar as atividades dos auditores fiscais e buscar o aprimoramento das análises de acidentes de trabalho para contribuir na construção de políticas públicas de prevenção dos mesmos.
No Rio Grande do Sul, até outubro de 2008 já foram registrados 46 óbitos de trabalhadores e 54 acidentes com lesões graves. A maioria dos acidentes está relacionada aos setores da Construção Civil e da Indústria de Transformação.


Para a chefe da Seção de Saúde e Segurança do Trabalhador, Iara Hudson:

"Esse livro é uma demanda antiga dos auditores que trabalham com o tema da saúde e segurança no ambiente de trabalho. Ele serve para desmistificar a crença de que o culpado pelos acidentes de trabalho são os próprios trabalhadores. O que se observa a partir dos relatórios dos auditores é que a responsabilidade pelos acidentes está nas condições e na organização do trabalho e mostra que as medidas preventivas são simples, pouco onerosas, mas se adotadas reduziriam em pelo 90% as tragédias que temos testemunhado".

Ainda não sei de que forma a obra pode ser adquirida. Mas, tenho a certeza de que a tiragem inicial de 2.000 exemplares será insuficiente para atender as demandas que por certo deverão surgir. Aos meus leitores recomendo ficarem atentos ao Blog, pois tão logo tenha o contato para pedidos da obra, estarei comunicando-os.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa essa reportagem das análises de acidentes muitas peesoas ficam fora desses assuntos ou até mesmo desconhecem a realidade da nossa volta mais esta ai o numero de acidente com obitos e muitos so lesões leves mais que futuramente podem vir a acarretar em acidentes fatais....
abraços