19 abril 2009

O AR QUE RESPIRAMOS

Quando se fala do ar que respiramos, muitos de nós cremos que o oxigênio é parte predominante da mistura gasosa que nos faz viver. Mas, na verdade isso não é bem assim. O ar que respiramos é uma mistura bastante heterogênea. O oxigênio é somente um destes gases, cuja parcela não deve ser menor do que 21%. Abaixo deste valor começam nossos problemas de respiração. Acima deste valor há uma grande potencialidade de risco, pois a atmosfera rica em oxigênio é potencialmente favorável a explosões. Basta que relembremos o Triângulo do Fogo: combustível, comburente e fonte de ignição.

Nas muitas atividades de trabalho existem inúmeros e minúsculos contaminantes que ficam suspensos no ar. O ar que respiramos é composto de aproximadamente 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio e 1% de outros gases. Nesta combinação, estes gases mantêm a vida. Sua saúde depende do ar puro que você respira, porém quando outras subtâncias estão presentes, você está sujeito a irritações, indisposições, problemas de saúde e até mesmo a morte. Os riscos em um ambiente de trabalho, muitas vezes, não são percebidos.
É importante conhecer os possíveis riscos que podem afetar a sua saúde. Simplesmente porque o ar parece puro, não significa que não existem riscos, muitas das vezes eles não são visíveis e nem têm cheiro. Se você conhecer a existência dos perigos, poderá proteger-se deles.
De forma geral, as atividades de trabalho podem apresentar as seguintes situações de risco ao sistema respiratório:

Poeiras, fumos e névoas

São pequenas partículasque permanecem suspensas no ar, podendo sere facilmente inaladas
As poeiras são formadas quando um material sólido é quebrado, moído ou triturado. Quanto menor a partícula, mais tempo ela ficará suspensa no ar, sendo maior a chance de ser inalada. Ex: minério, madeira, poeiras de grãos, amianto, sílica, etc.
Os fumos ocorrem quando um metal ou plástico é fundido (aquecido), vaporizado e resfriado rapidamente, formando partículas muito finas que ficam suspensas no ar. Ex: soldagem, fundição, extrusão de plásticos, etc.
As névoas são encontradas quando líquidos são pulverizados, como operação em pinturas. São formadas normalmente quando há geração de spray.
Gases e Vapores

São substâncias que têm a mesma forma do ar, por isso se misturam perfeitamente a ele, e passam pelos pulmões, atingindo a corrente sangüínea, atavés da qual chegam a todos os órgãos do corpo humano, como cérebro, rins, fígado, etc. Os gases são substâncias não líquidas ou sólidas nas condições normais de temperatura e pressão, tais como oxigênio, nitrogênio, gás carbônico, etc. Os vapores ocorrem através da evaporação de líquidos ou sólidos, geralmente são caracterizados pelos odores (cheiro), tais como gasolina, querosene, solvente de tintas, etc.
Deficiência de Oxigênio

Um ar limpo é composto, normalmente por 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio e 1% de outros gases. Uma pessoa em repouso respira de 20 a 30 litros de ar por minuto. Quando está realizando algum trabalho ou fazendo exercícios físicos, o consumo de ar aumenta para 30 a 40 litros por minuto. A deficiência de oxigênio pode ocorrer em locais fechados, onde a porcentagem de oxigênio é muito baixa. Deve-se normalmente a uma reação química, um processo de combustão (um incêndio), à presença de um gás que desloca o oxigênio ou o consumo do oxigênio do ar por microorganismos.
Papel da Empresa

Qual o papel da empresa? Inspecionar regularmente os locais de trabalho para identificar e avaliar a natureza dos riscos que podem estar presentes. Também proporcionar aos seus funcionários a proteção respratória adequada, bem como informações e treinamento, sobre o uso correto dos equipamentos.
Depois de selecionar o respirador apropriado, o trabalhador deve utilizá-lo sempre que estiver em uma área que necessite de proteção respiratória. Para sua própria segurança, deve verificar se o respirador está bem ajustado ao rosto e se é necessário algum reparo.
Também deve comunicar à sua supervisão se houver problemas com o equipamento ou se você tem alguma enfermidade como asma, alergias ou pressão arterial elevada, que o impeça de usar um respirador.

QUER SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO?

Nesta sexta-feira, dia 24 de abril, é a oportunidade de conhecer o tema, com o engenheiro de Segurança do Trabalho, Arthur Bonow. Ele ministra palestra dentro do CICLO DE PALESTRAS 2009 da Escola Unipacs de Esteio, abordando o tema Proteção Respiratória: o Equipamento Adequado. Para maiores informações, caso você não seja aluno, faça contato com a Secretaria da Escola pelos telefones 3473-0178 ou 3033-2771.

Nenhum comentário: