24 junho 2009

DOIS MOMENTOS DE REALIZAÇÃO

Considero alunos e alunas pedras preciosas em estado bruto, cuja tarefa impingida a nós docentes é lapidar e polir para o mercado de trabalho. Muitos deles facilitam esse trabalho, outros nem tanto. Outros ainda, resistem em aceitar o polimento. Estes, obrigatoriamente, o mercado de trabalho se encarregará de lapidá-los, queiram ou não. Não é o caso dos exemplos que aqui apresento.

Essa semana, minha visão a respeito dessa lapidação e polimento foi confirmada, em dois momentos de plena realização como docente de escolas técnicas da região.

Num primeiro momento fiquei muito feliz ao conversar com a aluna Franciele Barra, do curso de Segurança do Trabalho da Escola Técnica Cristo Redentor. A Franciele sempre se mostrou detentora de uma grande curiosidade em relação aos conteúdos de segurança, bem como, atenta às aulas e às explicações em sala. Não foi surpresa o seu desempenho no exame de seleção para Estagiários da PETROBRÁS. Franciele foi uma das selecionadas da estatal petrolífera, em sua refinaria do sul do país, com a nota 9,0. Veio contar-me de sua alegria em ser chamada pela empresa, depois de tomar conhecimento do processo através de meu Blog. Prepara agora os documentos para iniciar o estágio. Franciele já realiza estágio na Prefeitura do município de Alvorada, onde mora e de onde diariamente se desloca para frequentar as aulas na Cristo Redentor. Me considero, e com muito orgulho, parte dessa trajetória da Franciele, pois foi minha aluna de Segurança do Trabalho I em 2008. Fica aqui a torcida para o seu sucesso e acreditando que mais conquistas advirão.

Meu segundo momento de satisfação foi o encerramento das aulas na turma TS203 da Escola Factum. Essa turma, cujo diferencial é o espírito de união que congrega mais de três dezenas de alunos, valoriza seus professores e reconhece o esforço empreendido na construção de profissionais dedicados à tarefa que irão desempenhar nas empresas.

Desde o início, lá pelo mês de março, os alunos se empenharam e aceitaram novos formatos de aula, onde as aulas expositivas utilizando o quadro-negro deram lugar a um cenário diferente nas rodinhas de leitura e discussão das Normas Regulamentadoras. Além disso, a visita técnica a uma empresa da região e o Relatório Técnico feito em grupo, parece ter consolidado uma forma diferente de compartilhar conhecimentos. O resultado final não pdoeria ser outro, ganharam todos, alunos e professor. Ao final, fui motivo de homenagem, juntamente com a professora Eliane, nessa terça-feira, dia 23 de junho. Recebi uma placa com foto da turma e que eternizará esses momentos de convivência em minha galeria particular. Não vou nominar aqui e agora, embora me confesse tentado, aqueles alunos que fizeram a diferença em suas ações para unir ainda mais a turma.

Todavia, se houve um bom desempenho do professor, na visão dos alunos, isso só foi possível pela disposição deles em aceitarem uma nova forma pedagógica de atuação. Fica a certeza de que o sucesso será uma rotina na turma TS203. Cabe aos líderes do grupo preservar e manter a solidez dessa união.

Nenhum comentário: