A convite da Escola Factum, que é uma parceira do MESA BRASIL SESC/RS, o professor Jairo Brasil trouxe a temática do desperdício para lembrar do quanto temos responsabilidade na preservação dos recursos naturais e de um modo geral de nosso planeta. A palestra durou cerca de uma hora e meia e propôs reflexões a respeito de três grandes desperdícios, muito comuns na atualidade: a água tratada, a energia elétrica e os alimentos. O público ouvinte, composto por voluntários e voluntárias do projeto do SESC, ficou muito atento e foi participativo em todos os momentos.
Falando do quanto desperdiçamos esses recursos em nosso cotidiano, o professor demonstrou através de números esse desperdício. No tocante à água tratada, destacou os vilões domésticos como o chuveiro e o vaso sanitário, além da perda de água que ocorre no escovar os dentes e na hora de lavar a louça. Quanto ao desperdício de energia elétrica, mostrou que muitas vezes aquelas pequenas luzes indicativas de aparelhos com controle remoto, podem ser fatores de aumento de nossa conta mensal, considerando ainda a possibilidade de "fuga de energia" no sistema como um todo e que pode afetar o custo mensal de nossas casas.
O projeto MESA BRASIL está presente em todo o país (27 estados da federação) e aqui no Rio Grande do Sul abrange Porto Alegre e a região metropolitana, mais especificamente as cidades de Viamão, Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Guaíba e Gravataí. Participam também municípios do interior como Rio Grande e Santa Maria.
Alguns resultados do excelente trabalho realizado dentro do projeto MESA BRASIL SESC/RS, podem ser observados nos números a seguir:
Alguns resultados do excelente trabalho realizado dentro do projeto MESA BRASIL SESC/RS, podem ser observados nos números a seguir:
2005 - foram distribuídas 529,5 toneladas de alimentos, beneficiando cerca de 192.000 pessoas;
2006 - foram distribuídas 685 toneladas de alimentos, beneficiando quase 200.000 pessoas.
Para saber mais a respeito do programa, acesse o site http://www.sesc-rs.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário