Na sequência, alunos e alunas da Turma TS 106 apresentaram um show teatral e musical em homenagem ao Dia do Técnico de Segurança do Trabalho, 27 de novembro. Aproveitando a melodia da música Canto Alegretense, os alunos auxiliados pela professora Janaína compuseram uma paródia adequando a atuação do TST e os aspectos de segurança que o mesmo deve mobilizar para sensibilização geral. Foi um sucesso, com o público vibrando ao final.
A seguir, o professor Jairo Brasil ministrou a palestra "Produção mais Limpa: sustentabilidade na Cadeia Produtiva". Inicialmente o professor enfatizou que o Estado do Rio Grande do Sul pode ser considerado um berço do movimentos ambiental no Brasil, já que dois pioneiros desse movimento atuaram aqui com repercussão nacional e internacional. São eles Henrique Roessler e José Antonio Lutzenberger.
Depois o professor Jairo Brasil chamou a atenção dos presentes para a possibilidade de se adotar a Tecnologia Limpa em substituição à Tecnologia Fim-de-Tubo. Enquanto esta tem por princípio buscar soluções para o resíduo gerado durante o processo, aquela faz questionamentos antes mesmo da geração dos resíduos. Destacou ele ainda que o Estado do RS possui o Centro Nacional de Tecnologias Limpas, responsável no país pela disseminação de toda essa tecnologia e centro gerador de estudos relacionados às tecnologias limpas.
Por fim, o professor trouxe um vídeo tratando das novas tecnologias que o país tem desenvolvido na busca de soluções de baixo impacto ambiental, como o Plástico Verde, o Biocombustível de 2.a Geração e o Triciclo Pompéo, primeiro veículo elétrico equipado com motor elétrico da WEG. Professor Jairo criticou aqueles que tem por costume menosprezar o parque industrial brasileiro e as tecnologias desenvolvidas aqui, afirmando que nosso país em termos de sustentabilidade possui um futuro promissor e tem investido muito nestas idéias, sobrepujando inclusive em alguns aspectos a nação mais desenvolvida do Planeta, os Estados Unidos. Algumas indicações de literatura também foram trazidas, para aqueles interessados em se aprofundar um pouco mais no assunto.
Um comentário:
Caro Profº Jairo
Muito bem escrito e dito este poste sobre a IV SIPAT, da Escola Factum, que foi um evento bom e proveitoso.
Mas, venho em meu comentário fazer uma correção, a elaboração da homenagem ao técnico foi de pura autoria da turma TS 106 (com colaboração maior dos colegas Vinicius e Yuri), não tendo participação da Profª Janaina, que apenas digitou o texto para ela ter algo que não era preciso, pois estava sendo escrito.
Desde já agradeço este canal de comunicação e informação que o senhor disponibiliza para todos.
Atenciosamente,
Éverton TS106.
Postar um comentário