11 abril 2010

BUENOS AIRES INOLVIDABLE

Por dois motivos estas últimas semanas têm sido para mim de realizações pessoais exponenciais, o que nos traz emoções grandiosas e memoráveis.

O primeiro porque esse Blog, que começou despretensiosamente em março de 2007, completa mais de três anos e acumula 50.000 acessos. Isso é inesquecível, pois arrecadar uma quantidade de fiéis leitores durante todo esse tempo, me fez assumir uma grande responsabilidade, e que tenho tentado cumprir semanalmente trazendo conteúdos de bom teor para meus leitores.

O segundo motivo relato agora. Inesquecível é uma palavra forte quando se trata de avaliar certas coisas que nos acontecem, principalmente quando elas são tão boas que se colocam em nosso pensamento para toda a vida. E em espanhol ela é traduzida para INOLVIDABLE. E foi assim que aconteceu comigo também na semana passada. Ela foi inolvidable.

A convite do Instituto Superior de Ciências da Saúde de Buenos Aires, de seu reitor Cláudio Santa Maria e do professor e coordenador de carreiras Daniel Dante Mainero, estive visitando a capital argentina de 07 a 10 de abril passado, realizando conferências para os docentes e alunos de Segurança e Higiene do Trabalho daquela escola. A temática escolhida para as conferências teve por base o livro publicado em 2008 pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Sul: “Análise de Acidentes de Trabalho Fatais no Rio Grande do Sul”. O objetivo principal era apresentar para os alunos e docentes argentinos a forma utilizada na abordagem da questão prevencionista em nosso país, tanto pelas escolas técnicas quanto pelas empresas e órgaos de fiscalização , mais especificamente no Rio Grande do Sul, além de realizar reflexões substanciais sobre as diferenças de atuação, bem como, estudar possibilidades de integração entre o Instituto de Buenos Aires e Escolas Técnicas daqui. Também foi apresentada de forma concisa a estrutura dos órgãos de fiscalização das questões de segurança do trabalho no Brasil; aquilo que aprendi com o Dr. Roque Puiatti numa de suas falas em nossas escolas.

O Instituto Superior de Ciências de La Salud é uma instituição de educação tecnológica de nível superior, com carreiras na área da saúde, brilhantemente conduzido pelo reitor Dr. Cláudio Santa Maria. Sua página na rede mundial dá uma dimensão da importância da mesma na capital argentina. Quem quiser comprovar pode acessar http://www.cienciasdelasalud.edu.ar/

Depois de uma noite bem dormida no Hotel OSPSA (Obra Social Del Personal de La Sanidad Argentina), o professor Daniel Mainero convidou-me para na manhã de 07 de abril conhecer o Laboratório Temis Lostaló, fabricante de medicamentos na Argentina. As instalações demonstram uma grande preocupação com a Segurança Sanitária, pois as áreas de produção possuem um controle de pressão positiva do ar para evitar contaminação. Possuem o sistema GMP (Boas Práticas de Fabricação) implantado e todos os cuidados para evitá-la. O professor Daniel Mainero é o engenheiro de Higiene e Segurança do Trabalho responsável por todo o sistema de segurança da empresa. Ao final mostrou-me toda a documentação gerencial e os procedimentos e ações corretivas adotadas pela empresa.

Na seqüência visitamos alguns pontos turísticos importantes de Buenos Aires. Foi certamente encantador conhecer La Calle Florida e Corrientes, um local onde pulsa o coração financeiro da capital, com bancos, casas de cambio e lojas de departamentos. Depois, fomos ao estádio do Boca Juniors, tradicional clube de futebol local. Estivemos ainda próximo ao palácio governamental, a Casa Rosada, um edificação monumental e exuberante por seus aspectos arquitetônicos. Outro lugar que me chamou muito a atenção foi o espaço que respira tango 24 horas por dia, El Caminito. Ali podemos comprovar a tradição que possui Buenos Aires nesse ritmo, e que tornou a Argentina conhecida mundialmente.

No segundo dia, iniciei as conferências, com a presença de alunos e docentes das turmas concluintes das carreiras de higiene e segurança. Um pouco receoso por minha estréia, percebi uma atenção relativa por parte do público presente. Mesmo assim, considerei que para um começo, me saí relativamente bem. No almoço, o professor Daniel me levou até uma Parrillada de nome “Siga La Vaca”, próximo ao Aeroparque, um aeroporto de porte menor existente na capital, e à beira do Rio da Prata. O prato principal era carne de gado e de porco. Ali experimentei pela primeira vez a famosa iguaria “el chichiolin”. À noite fiquei no hotel e pude realizar alguns contatos com meus alunos do curso à distância de Segurança Alimentar do Sebrae Nacional, onde agora sou Tutor.

Na sexta pela manhã, tive uma conferência para alunos e alguns docentes dos períodos iniciais de carreira do Instituto. Creio que meu “portunhol” tenha melhorado mais um pouco pela passagem da ansiedade de estréia. Notei um público mais atento e mais participativo.

Ao meio-dia, a convite do reitor Cláudio Santa Maria, fomos almoçar eu e o professor Daniel no restaurante El Vicco, próximo ao Instituto, onde pudemos apreciar um cardápio excepcional á base de carne de “cerdo”, com um “postre”, (sobremesa) de flan com morango. Não me contive e fotografei para mostrar à minha filha, que possui um pendor acurado por esse tipo de alimento.

Pela tarde fui juntamente com meu cicerone, professor Daniel, comprar alguns “regalos” para marcar minha passagem por Buenos Aires.

À noite aconteceu a última conferência de minha jornada portenha, agora para alunos e docentes das classes iniciais noturnas da carreira de Higiene e Segurança. Creio ter sido o ponto alto de minha estada. O auditório esteve lotado, com um público que não desprendeu a atenção um minuto sequer de minha “charla”. Para nós, docentes, é muito satisfatório ter o público atento durante tanto tempo. E aqui lhes confesso que mais satisfatório ainda quando se está falando para pessoas de outra nacionalidade e que falam outra língua. O esforço de traduzir de forma adequada o conteúdo relatado é recompensado pela atenção da platéia. Nem imaginam o quanto isso nos satisfaz.

Depois de cumprir as jornadas acadêmicas, a noite de sexta-feira me trouxe uma grande surpresa, preparada pelo reitor do Instituto Dr. Claudio Santa Maria e pelo professor Daniel Mainero e sua esposa. Fui convidado a conhecer um teatro e restaurante magnífico da noite de Buenos Aires: La Esquina Homero Manzi, uma das mais conceituadas casas de tango locais. Sua página na rede traz mais informações. Basta acessar www.esquinahomeromanzi.com.ar. Ali pude comprovar porque o ritmo é tão apreciado. Com uma espetacular orquestra composta de bandoneon, viola, violoncelo, violino e piano e um trio de dançarinos, além de uma cantora e um cantor de belas vozes, a noite foi extremamente INOLVIDABLE.

Na manhã seguinte me despedi de Buenos Aires e do professor Daniel Mainero no aeroporto de Ezeiza, retornando a Porto Alegre com a certeza de que esta jornada jamais será esquecida.

Um comentário:

Attico CHASSOT disse...

Muito estimado colega e amigo Professor,
primeiro, celebro a superação da marca de 50 mil visitantes nesse tão prestigiado blogue, que faz alfabetização científica de tantos envolvidos no mundo do trabalho.
Por outra, foi muito bom revisitar Buenos Aires pelo teu relato tão acurado. Felicito-o na apenas pela qualidade da programação, especialmente levando aos ‘hermanos porteños’ a tua vasta e sólida formação, mas também me alegro pelo reconhecimento que o Instituto Superior de Ciências de La Salud ofereceu a teu muito significativo trabalho.
Com muito orgulho,
a admiração do

attico chassot

http://mestrechassot.blogspot.com
www.atticochassot.com.br