15 maio 2010

UMA AMPLIAÇÃO DA SALA DE AULA

Mais uma vez a semana que passou foi prenhe de atividades docentes, daquelas que nos fazem satisfeitos, não somente por empreender ações educativas sob um outro prisma, mas também pela percepção da satisfação no olhar de cada discente. Desta vez a experiência pedagógica internacional denominada Classes Internacionais de Segurança do Trabalho teve como cenário a Escola Factum de Porto Alegre, nas turmas TS203 e TS311.

A turma TS203 é do turno vespertino e está comigo desde o início do ano, onde ministro a disciplina de Tecnologia Industrial. Dentre os vários conteúdos abordados, em consonância com o currículo do curso Técnico de Segurança do Trabalho, estão as normas regulamentadoras NR-11 Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais, NR-12 Segurança em Máquinas e Equipamentos e NR-13 Caldeiras e Vasos de Pressão.

Pois foi nesse último conteúdo, relativo a Caldeiras, que a Turma TS203 teve a participação do professor Daniel Mainero desde Buenos Aires, trazendo as características desses equipamentos e os cuidados que se deve ter com os mesmos. Não há diferenças nos cuidados com esses equipamentos, seja no Brasil, seja na Argentina. Por isso, enquanto a aula se desenrolava, eu me convencia de que há inúmeras possibilidades neste fazer pedagógico internacional. Talvez a dificuldade que ainda nos impede seja a questão lingüística. Mas isso talvez seja um pequeno empecilho que em breve teremos solucionado. Creio que quando criamos o interesse destes alunos, em breve tempo todos saberão muitas das expressões utilizadas e, por conseqüência, aprenderão outras línguas.

Outra turma que pôde fazer contato com o professor Daniel Mainero desde Buenos Aires, foi a turma TS311, alunos da noite onde sou professor da disciplina Segurança do Trabalho II da Escola Factum. Um dos conteúdos desta disciplina é a Investigação de Acidentes do Trabalho, também integrante do currículo do curso Técnico de Segurança do Trabalho. Pois na abordagem do professor Daniel puderam os alunos aprenderem os passos básicos para elaboração de uma investigação de acidentes adequada. Da mesma forma, não há diferenças nas metodologias brasileira e argentina para se investigar acidentes. E disso também convenceram-se os alunos depois da excelente abordagem do professor do Instituto Superior de Ciências de La Salud.

Ao final das duas aulas, o professor Daniel respondeu perguntas dos alunos, não só em relação ao conteúdo abordado, mas também sobre a realidade das políticas de segurança do trabalho nas empresas da Argentina, bem como, sobre a legislação e fiscalização aplicadas naquele país. O grande interesse dos alunos e a curiosidade demonstrada no saber de outras realidades demonstra que a experiência cada vez mais surte bons resultados. Já existem algumas idéias, tanto por parte de nós aqui no Brasil, quando do professor Daniel e do reitor Cláudio Santa Maria do Instituto Superior, de modo a ampliar esta parceria e estruturar esta experiência inédita.

Nenhum comentário: